terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Cine Especial


Resenha Especial (publicada na coluna 'Top Cinema' desse mês, na revista Top)


Yesterday


Jack (Himseh Patel) é um jovem músico de descendência indiana procurando espaço no mundo musical. Certo dia percebe que é a única pessoa de seu círculo de amigos, e depois da cidade, que conhece os Beatles. Desconfia que esteja em um mundo paralelo e aproveita para cantar as músicas daquela “desconhecida” banda para fazer sucesso. Ele se torna famoso e inicia um relacionamento com a professora Ellie (Lily James).

Danny Boyle, diretor de grandes filmes que chacoalharam o mundo, realizador de gêneros variados, como “Cova rasa”, “Trainspotting: Sem limites”, “Extermínio”, “Quem quer ser um milionário” e “127 horas”, presta uma singela homenagem aos Beatles nesse seu filme bem pessoal, de drama romântico com fantasia, e que resulta numa obra tocante para quem aprecia música dos anos 60 (ainda mais as músicas da maior banda de todos os tempos!). Com clichês fáceis de serem perdoados, o filme conta a história de um músico frustrado que após um apagão na cidade onde mora, sofre um acidente de bicicleta e vai para o hospital. Ele sente algo diferente no ar ao perceber que marcas conhecidas como a Coca-Cola nunca existiram e que ninguém nunca ouviu falar dos Beatles. Ele aproveita o ensejo e começa a cantar para multidões canções dos Beatles, mas como esse grupo “nunca existiu”, apresenta-as como suas. E passa a fazer sucesso e se apaixona por uma professora de matemática (aliás, os dois atores estão muito entrosados em cena, o que engrandece o desenvolvimento do filme).


Esse mundo de fantasia que o protagonista vive nunca é explicado, é como se ele entrasse em uma fenda do tempo e vivesse outra realidade (meio trama do mundo da ficção científica sem ter aparência de fita scifi) – tudo simplesmente acontece, de maneira mágica. Boyle concebeu um roteiro deleitoso e o executou muito bem, injetando bons momentos de romance, emoção, comédia, farsa e muita música legal – para citar algumas dos Beatles, tem “Obla-di obla-dá”, “Yesterday” (logicamente), “Here comes the sun” e “Hey Jude”. Se não viu, não perca tempo: é uma fita que passa rápido, cheia de graça e simpatia, com personagens adoráveis, e tem também participação de Ed Sheeran como ele próprio, num momento divertido. Um filme sobre o poder transformador da música (e como os Beatles mudaram o comportamento de toda uma geração).

Yesterday (Idem). EUA/Reino Unido/China/Japão, 2019, 116 minutos. Comédia. Colorido. Dirigido por Danny Boyle. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: