sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Cine Clássico


Indiscrição

Elizabeth Lane (Barbara Stanwyck) trabalha na área de culinária e marca um encontro com conhecidos em sua casa para o Natal que está chegando. Ela mente ao falar que tem incríveis dotes culinários e que vive uma vida perfeita. Tentando manter a farsa na noite de festas, apaixona-se por um herói da guerra, Jefferson Jones (Dennis Morgan), que é convidado por um amigo para estar nesse encontro. As confusões estão armadas quando parte daquelas pessoas passa a desconfiar dos comportamentos de Elizabeth.

Para entrar no clima de Natal, a clássica comédia romântica “Indiscrição” (1945) cai como uma luva para os cinéfilos de plantão. É um filme charmoso, engraçado, na verdade uma farsa dentro de um modelo pré-fabricado de sitcom americana, protagonizado pela adorável Barbara Stanwyck, que tinha uma energia incrível em cena e foi uma grande estrela - na época ela já acumulava três indicações ao Oscar.
Lançado poucos meses antes do término da Segunda Guerra Mundial, o filme tem elementos do cinema de guerra, comuns em longas de qualquer gênero daquela época nos Estados Unidos (o personagem do ator Dennis Morgan, o par romântico da protagonista, por exemplo, é um soldado sobrevivente que acaba de ser liberado para casa). Há muitas confusões próprias do farsesco, pitadas de romance e pequenas reviravoltas até o final feliz, tudo encenado por um elenco notável, com coadjuvantes famosos como Sydney Greenstreet, Una O'Connor e S.Z. Sakall. As músicas natalinas que tocam colaboram para que o público absorva o clima de festividade. Alegre e descompromissado, tem direção de Peter Godfrey, que foi ator e dirigiria Barbara novamente em ‘Mansão da loucura’ (1947).


Lançado no box “Comédias clássicas”, pela Obras-primas do Cinema, juntamente com os filmes “Irene, a teimosa” (1936), “Os pecados de Theodora” (1936) e “O diabo e a mulher” (1941). OBS: O filme ganhou um remake, o telefilme “Um natal em Connecticut” (1992), dirigido por Arnold Schwarzenegger, com Dyan Cannon, Kris Kristofferson e Tony Curtis.


Indiscrição (Christmas in Connecticut). EUA, 1945, 101 minutos. Comédia romântica. Preto-e-branco. Dirigido por Peter Godfrey. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: