segunda-feira, 21 de setembro de 2020

No Netflix


O dilema das redes

Documentário sobre o impacto das redes sociais na vida das pessoas a partir do século XXI.

É o filme do momento da Netflix, um documentário que estuda as formas de manipulação das redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e de como elas impactam a vida em sociedade. A partir de uma série de entrevistas com executivos de grandes corporações ligadas a redes sociais e sites, o documentário escancara o sistema de informação de algoritmos que interfere, de propósito, nas escolhas individuais quando estamos conectados na internet, e assim manipula o consumo e provoca a alienação/narcose.
As redes faturam bilhões de dólares por ano num negócio que já fugiu de controle e só tende a se expandir pelo mundo. Era o papel que a TV exercia antigamente, de segurar as pessoas em frente ao televisor para que consumissem determinados conteúdos. Agora são as redes sociais quem assumem essa função. O lado obscuro, e diferente da TV, é que o sistema conhece o perfil dos usuários, o que acessamos, quais temas clicamos em “curtir” no Facebook e no Instagram, o que gostamos de comprar, de ler etc. O sistema das redes sociais conhece individualmente o público, como se o vigiasse dia e noite. O tal do algoritmo junta dados e fornece uma gama de conteúdos à exaustão com o objetivo de deixar as pessoas cada vez mais conectadas – tanto é que um dos males do novo século é a ansiedade aliada ao uso descontrolado da tecnologia, causando, por exemplo, danos psicológicos. Vivemos numa sociedade controlada pelo Grande Irmão, da obra “1984”, de George Orwell, o sistema de vigia que tudo sabe sobre nós (pois é, esse era o tema futurista e amedrontador pensado 70 anos atrás por Orwell, que agora chegou pra valer).
Com foco nos perigos da internet, o filme, que estreou semana passada na Netflix, exemplifica o caos sem precedentes advindos do uso em excesso das redes sociais, como o suicídio cometido por jovens no mundo inteiro (que procuram as redes como aceitação). Também alerta sobre as fake news, que se espalham dez vezes mais que uma notícia verdadeira e que vem sendo utilizadas em campanhas políticas de quatro anos para cá, decisivas nas últimas eleições nos EUA, Rússia e Brasil; as fake News enganam pela aparência de notícia real, elas viraram um negócio milionário, mas criminoso – há uma citação ao governo Bolsonaro, e no final do doc o exemplo da negação do coronavirus via fake news pelos Estados Unidos, de gente que, além de não acreditar na Covid, espalha mentira, e consequentemente a doença avança.
Alguns entrevistados avisam: a democracia sofre um ataque global e está sob ameaça com a escalada da extrema-direita no poder em vários países, sempre apoiada pelas redes sociais. Portanto, o filme é extremamente urgente e precisa ser visto.



Recebeu indicação no Festival de Sundance esse ano, dirigido por Jeff Orlowski, que fez dois doc sobre ecossistema e natureza, o indicado ao Oscar “Chasing ice” (2012) e “Em busca dos corais” (2017). Interessante foi a técnica escolhida por Orlowski de misturar documentário com ficção: enquanto acompanhamos as entrevistas, vemos a relação de uma família com as redes sociais (um dos atores é Skyler Gisondo, de “Férias frustradas”, o remake, e “Fora de série”).

O dilema das redes (The social dilemma). EUA, 2020, 94 minutos. Documentário/Drama. Colorido. Dirigido por Jeff Orlowski. Distribuição: Netflix


Nenhum comentário: