terça-feira, 22 de setembro de 2020

Cine Cult



Planeta fantástico

Num futuro incerto, em um planeta distante chamado Yagam, humanos são escravizados por seres azuis gigantes. Certo dia se rebelam contra o sistema de opressão em que estão subordinados.

Está de volta ao catálogo da Obras-Primas do Cinema essa animação em DVD comentadíssima na época do lançamento, em 1973. É um filme de desenho para público adulto, uma scifi psicodélica que dialoga com o mito da criação e a formação da civilização humana. Os personagens são estranhos, com traços bizarros, cuja história foi baseada no livro “Oms en serie”, do francês Stefan Wul, publicado em 1957. Trata de um planeta distante mantido por seres gigantes azulados, os Draags, que escravizam os humanos, ou Oms, nascidos num mundo chamado Terre (“Terra”). Os Oms passam a ser domesticados como animais, portando coleira. Os Draags fazem deles bobos da corte, até que um pequeno grupo se rebela para pôr fim àquelas iniquidades.
Aliado aos preceitos do movimento surrealista e do Psicodelismo, o filme trata de uma sociedade opressora, ao mesmo tempo em que mostra os Draags como uma raça em evolução, que têm formas tecnológicas de aprender e se comunicar, criadores de aparatos promissores, elevados a outro nível espiritual, enquanto critica os humanos como seres ultrapassados, bestializados e submissos.



Demorou cinco anos para ficar pronto – o filme teve início em 1968, lançado somente em 1973 (isso porque a fita, francesa, teve como coprodutora a Tchecoslováquia, e em 1968 esse país sofreu invasão pelas forças soviéticas, que pretendiam conter a Primavera de Praga; nesse um mês de invasão, houve uma série de atrasos na execução do longa-metragem).
Ganhador de um prêmio especial em Cannes, indicado à Palma de Ouro também, o filme tem como diretor e roteirista o francês René Laloux (1929–2004), que voltaria a trabalhar com o escritor original da obra, Stefan Wul, nove anos depois, quando adaptou para o cinema o livro “Os mestres do tempo” (1982). Vale destacar os traços do desenho, uma obra-prima, de um mestre da ilustração moderna, o artista plástico, escritor e cineasta Roland Topor (é dele, por exemplo, o romance “O inquilino”, que virou o premiado e assustador filme de Roman Polanski em 1976).


O DVD de “Planeta Fantástico” foi relançado esse mês, no recente reaquecimento do mercado de mídia física no Brasil. No disco há dois curtas-metragens do diretor, em parceria com Topor, com destaque para “Os caracóis” (1966), onde ele já demonstrava simpatia com o Surrealismo (tem no disco ainda entrevistas e especiais). E se você gostou de “Planeta fantástico” com certeza irá curtir “Os anos de luz” (1987), o terceiro e último longa de René Laloux, que acaba de sair em DVD no box “Clássicos da animação”, também pela Obras-primas do Cinema – a caixa contém mais três animações de três países diferentes, “Uma grande aventura” (1978), “Quando o vento sopra” (1986) e “Perfect blue” (1997).

Planeta fantástico (La planète sauvage). França/República Tcheca, 1973, 72 minutos. Animação. Colorido. Dirigido por René Laloux. Distribuição: Obras-Primas do Cinema

Nenhum comentário: