sábado, 26 de setembro de 2020

Cine Especial



Silkwood: O retrato de uma coragem


Funcionária de uma indústria nuclear, Karen Silkwood (Meryl Streep) denuncia a empresa por irregularidades, tornando-se uma voz do ativismo em prol aos trabalhadores americanos nos anos 70.

Baseado em incríveis fatos verídicos, o fortíssimo filme-denúncia é a cinebiografia da ativista americana Karen Silkwood (1946-1974), que lutou por melhores condições de trabalho para funcionários de usinas radioativas, e morreu num suspeito acidente de carro. Meryl Streep, indicada ao Oscar pelo papel de Karen, dá vida, com brilhantismo, à luta dessa mulher contra a indústria nuclear no interior dos Estados Unidos, que resultou num longo embate com homens poderosos que tentaram, de diversas formas, silenciá-la. Corajosa, ela formou um sindicato ativo, mobilizou a classe e colaborou para o futuro bem estar e segurança dos trabalhadores. A empresa em questão era a fábrica de plutônio Kerr-McGee, em Oklahoma, que ainda existe, mas atua no ramo de petróleo.
Paralelamente ao ativismo, o filme relata os dramas pessoais de Karen, a exemplo o convívio de altos e baixos na mesma casa com a colega de trabalho lésbica (Cher). Os diálogos entre elas são arrebatadores - o roteiro foi escrito por duas premiadas roteiristas já falecidas, Nora Ehpron (das comédias românticas “Harry e Sally: Feitos um para o outro” e “Sintonia de amor”, pelas quais recebeu indicação ao Oscar) e Alice Arlen (de “A baía do ódio”).
Direção de Mike Nichols, um dos diretores americanos mais influentes dos anos 60, 70 e 80, de obras-primas como “Quem tem medo de Virginia Woolf?” (1966) e “A primeira noite de um homem” (1967), em seu primeiro trabalho com Meryl - depois vieram dois filmes com ela, “A difícil arte de amar” (1986) e “Lembranças de Hollywood” (1990). Nichols reuniu um elenco formidável de coadjuvantes, tem Kurt Russell, Craig T. Nelson, Diana Scarwid, Fred Ward, Ron Silver, Josef Sommer, Bruce McGill e David Strathairn.


Indicado a prêmios como cinco Oscars (atriz para Meryl, coadjuvante para Cher, diretor, roteiro e edição), deu o Globo de Ouro para Cher, e ainda teve nomeações ao Bafta.
Disponível em DVD em duas versões (a mesma cópia), uma antiga da Editora Europa e a recém-lançada pela Obras-Primas do Cinema (a diferença é que a última tem um bônus, no caso entrevista com o produtor Michael Hausman).

Silkwood – O retrato de uma coragem (Silkwood). EUA, 1983, 131 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Mike Nichols. Distribuição: Obras-Primas do Cinema

Nenhum comentário: