sábado, 8 de agosto de 2020

Cine Cult


O jogo de emoções

A psicóloga Margaret Ford (Lindsay Crouse) aceita ajudar um paciente endividado, que é um jogador compulsivo. Ela, por conta própria, vai até o submundo do jogo de poker clandestino, onde o rapaz foi ameaçado de morte, para negociar a dívida. Conhece o dono do local, um vigarista, Mike (Joe Mantegna), e faz um trato utilizando partidas de jogo como moeda de troca.

Uma fita policial nota 10, do dramaturgo e roteirista David Mamet, em sua estreia como diretor – no mundo do cinema era conhecido apenas como roteirista, tinha adaptado dois livros para as telas, com resultado caprichado, “O destino bate à sua porta”, a versão de 1981 com Jack Nicholson e Jessica Lange, e no ano seguinte “O veredicto”, com Paul Newman e a mesma Lindsay Crouse. Falando nela, está soberba no papel da psicóloga e escritora especializada em comportamentos compulsivos, que fica fascinada pelo submundo dos jogos de poker. E para ajudar um paciente endividado, envolve-se em trapaças e jogatinas sujas, num lugar clandestino frequentado por mafiosos, vigaristas, gente perigosa. Crouse compõe com exatidão uma personagem forte e controversa, pois muda de rumo na história, dessa mulher que se torna refém daquilo que era objeto de seu estudo (os jogos, até então algo sujo e imoral para seus valores).
Joe Mantegna ganhou destaque nesse filmaço policial, ou seja, foi Mamet quem o empurrou para a fama. E justamente aqui está o maior papel de sua carreira, uma composição sem meio termo entre vigarista, machista e chantageador, que repetiria outras vezes no futuro. Mamet aproveitou Mantegna em pelo menos dois filmes depois, “As coisas mudam” (1988) e em seu poderoso e premiado “Homicídio” (1991).


“O jogo de emoções” ganhou prêmio de roteiro no Festival de Veneza (indicado também lá ao Leão de Ouro), além de nomeação ao Globo de Ouro na mesma categoria. Disponível em DVD numa ótima cópia, restaurada, pela Versátil.

O jogo de emoções (House of games). EUA, 1987, 101 minutos. Policial/Drama. Colorido. Dirigido por David Mamet. Distribuição: Versátil Home Video

Nenhum comentário: