sábado, 29 de agosto de 2020

Cine Cult



O jogador

Produtor executivo de um poderoso estúdio de Hollywood (Tim Robbins) recebe várias cartas com ameaças de morte. Amedrontado, entra em paranoia e acaba assassinando um suspeito, que é roteirista de cinema. A partir daí o caso se complica, e ele tenta atrapalhar as investigações da polícia.

Nos últimos quatro meses o mercado de DVDs e Blurays reaqueceu, muitas distribuidoras estão relançando títulos que estavam fora de catálogo com vistas a atender o público consumidor, e uma delas é a Versátil Home Vídeo. Até agora cerca de 50 filmes de seu domínio voltaram com tudo para as lojas; um deles é “O jogador” (1992), um dos filmes mais aguardados pelos colecionadores. Dirigido brilhantemente pelo gênio Robert Altman, de “M.A.S.H” (1970) e “Assassinato em Gosford Park” (2001), essa sátira ao mundo do cinema conta com um roteiro inteligente de Michael Tolkin, baseado em um romance de sua própria autoria, pelo qual foi indicado ao Oscar (o filme também recebeu indicação nas categorias diretor e edição, e mais, venceu dois Globos de Ouro, de melhor filme – comédia ou musical, e ator para Tim Robbins, que interpreta um de seus melhores papéis. Por falar em troféus, ganhou os de melhor ator e diretor em Cannes, além do Bafta de direção e roteiro).
Metalinguístico, sobre o cinema dentro do cinema, repleto de referências a filmes, é uma brincadeira cínica e divertida para quem conhece os bastidores da produção de um filme – Altman caprichou nas críticas à indústria cinematográfica de Hollywood, aos fascinantes bastidores das gravações permeando os conflitos entre produtor, roteirista e diretor. E com utilização de um ingrediente que gostava, o assassinato!


Altman tinha como costume elencar uma lista de gente conhecida em seus filmes, que desfilavam em papeis menores, e aqui não é diferente, temos Tim Robbins, Greta Scacchi, Fred Ward, Whoopi Goldberg, Peter Gallagher, Brion James, Vincent D’Onofrio, Dean Stockwell, Richard E. Grant, Sydney Polllack (o diretor, que fazia pontas como ator), Dina Merrill, Gina Gershon, Cynthia Stevenson, sem contar outros 60 aparecendo como eles mesmos, Lily Tomlin, Harry Belafonte, Susan Sarandon, Bruce Willis, Cher, Karen Black, Peter Falk, John Cusack, Jeff Goldblum, Jack Lemmon, Nick Nolte, Julia Roberts, Anjelica Huston (vou parar por aqui senão escreverei uma página inteira só deles).
De volta em DVD, “O jogador” está disponível pela Versátil!

O jogador (The player). EUA, 1992, 123 minutos. Comédia. Colorido. Dirigido por Robert Altman. Distribuição: Versatil

Nenhum comentário: