domingo, 4 de agosto de 2019

Resenhas Especiais



Histórias de amor que não pertencem a este mundo

Os professores Claudia (Lucia Mascino) e Flavio (Thomas Trabacchi) ficaram juntos por muitos anos, um casal muito apaixonado aos olhos dos outros. Agora veem o relacionamento chegar ao fim, então cada um segue seu caminho. Claudia tem dificuldade em recomeçar sua vida aos 50 anos, pois ainda nutre um sentimento por Flavio. Ao passar dos dias adquire coragem para conhecer novas pessoas e até fazer coisas que nunca imaginou.

Romance italiano de primeira classe, esse filme com título longo concorreu ao Golden Globe da Itália e ao principal prêmio no importante Festival de Locarno. Lançado em 2017, chegou aos cinemas brasileiros com pouca repercussão no final do mesmo ano, e agora pode ser assistido em DVD, pela Mares.
Destinado ao público romântico, tem um humor brando, é bonitinho e descompromissado, com algumas cenas ousadas de sexo para dar uma apimentada (inclusive uma gay). A história corre em dois tempos, passado e presente, alternando situações reais e imaginações da personagem principal, Lucia, para tratar de um tema pouco explorado no cinema, o amor entre duas pessoas de meia idade. No filme o relacionamento do casal de professores chega ao fim, e cada um é obrigado a recomeçar mesmo quando tudo parece não ter mais sentido. No longo caminho pela frente haverá para ambos aventuras amorosas diferentes e reflexões acerca da qualidade de vida que levam, para que o bem estar se equilibre diante da perda do companheiro de longa data.


Traz uma ótima atuação da atriz Lucia Mascino (que fez poucos filmes), bem dirigida pela cineasta italiana Francesca Comencini, que escreveu o roteiro a partir de um livro seu de mesmo nome, de 2013 – ela dirigiu quatro longas, alguns documentários e ficou conhecida pela série “Gomorra”, de 2014. Francesca vem de uma família dedicada ao cinema: é filha do famoso diretor italiano Luigi Comencini, já falecido (de “Pão, amor e fantasia”, “Pecado à italiana”, dentre outros), irmã da cineasta Cristina Comencini (de “O mais belo dia da minha vida” e “Segredos do coração”) e tem ainda duas irmãs que trabalham como diretoras de produção (Eleonora e Paola).

Histórias de amor que não pertencem a este mundo (Amori che non sanno stare al mondo). Itália, 2017, 91 minutos. Romance. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Francesca Comencini. Distribuição: Mares Filmes


O resgate de uma vida

Willie (Thomas Haden Church) é um mendigo que vive nas perigosas ruas de Los Angeles. À procura de comida no lixo encontra o diário de uma garotinha, tornando-o seu companheiro de leitura todas as noites. Um dia recebe a proposta de ganhar dinheiro em lutas clandestinas mantidas por jovens ricos, fazendo com que Willie entre com tudo nesse submundo da violência.

Dois atores indicados ao Oscar, Thomas Haden Church (correto como o protagonista) e Terrence Howard (numa participação rápida) dão o destaque para esse pequeno drama independente filmado nas ruas de Los Angeles, sobre um homem buscando salvação no mundo cão da indigência.
Haden Church tem uma carreira de altos e baixos, ultimamente é pouco visto no cinema, e aqui está num de seus melhores dias como o morador de rua Willie, um cara gentil, sem perspectivas, arruinado moralmente. Observador, conhece na palma da mão os perigos da marginalidade. Dorme numa caixa de papelão e revira as latas de lixo em busca de comida até encontrar um diário, de uma garotinha solitária, e passa a “dialogar” com a menina. E também se envolve em lutas clandestinas pagas por riquinhos da cidade; por ter um punho certeiro, recebe o apelido de “Boxeador da Caixa de Papelão” (título original do filme, “Cardboard Boxer”). A violência nesse circuito é grande, muitos sofrem sequelas e outros morrem. Qual será o destino de Willie?


É uma fita dramática curiosa, com um final ambíguo e emocionante, mal ficou conhecida do público. É o primeiro filme do roteirista de “O sequestro” (2017) e de “Os novos mutantes” (que estreia em 2020), Knate Lee. Disponível em DVD pela Focus Filmes, do grupo A2 Filmes.

O resgate de uma vida (Cardboard boxer). EUA, 2016, 88 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Knate Lee. Distribuição: Focus Filmes

Nenhum comentário: