quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Nota do Blogueiro


"Quando eles chegaram a Paris, Nicole estava cansada demais para ir à grande festa de luzes na Exposição de Artes Decorativas como eles haviam planejado. Eles a deixaram no Hotel Roi George e, enquanto ela desaparecia entre a interseção de planos criados pelas luzes da entrada das portas de vidro, a opressão de Rosemary diminuiu. Nicole era uma força - não necessariamente bem humorada ou previsível, como sua mãe - uma força incalculável. Rosemary tinha um pouco de medo dela.
Às onze horas, ela se sentou com Dick e os Norths em um café que acabara de abrir dentro de um barco no Sena. O rio tremeluzia com luzes vindas das pontes e abrigava muitas luas frias. Aos domingos, às vezes, quando Rosemary e sua mãe haviam vivido em Paris, elas haviam tomado o pequeno barco a vapor até Suresnes e falado a respeito de planos para o futuro".

Trecho de "Suave é a noite" ("Tender is the night"), quarto romance e um dos mais importantes do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald. Publicado pela primeira vez em 1934, ganhou recentemente edição no Brasil em capa dura pela Martin Claret (2019, 478 páginas, tradução e notas de Solange Pinheiro).
Ambientado na Riviera Francesa dos anos 20, narra o relacionamento amoroso entre o psiquiatra Dick e sua paciente Nicole, marcado por angústias, tristezas e tédio. Até que um dia a vida do casal dá uma reviravolta quando surge uma atriz chamada Rosemary, que se apaixona por Dick e é correspondida por ele.
Dividido em três partes, o romance é pautado por temas fundamentais do universo de Fitzgerald, como a ambição, as questões de classe, a decadência do ser humano e o machismo; as passagens novamente envolvem ambientes glamourosos, e o autor escreve um drama com toques de ironia.
"Suave é a noite" ganhou uma versão para cinema, de mesmo título, em 1962 (com  Jennifer Jones e Jason Robards) e uma minissérie em 1985 (com  Peter Strauss, Mary Steenburgen e Sean Young).
Já está disponível nas melhores livrarias!
Obrigado, pessoal da Martin Claret, pelo envio do livro.



Nenhum comentário: