segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Cine Lançamento


Normandia nua

Os agricultores de uma pequena aldeia da Normandia são afetados pela crise econômica que se alastra pela Europa. O empenhado prefeito Georges Balbuzard (François Cluzet) procura todos os meios para ajudar seu povoado, como organizar greves e fechar as principais vias de acesso da cidadezinha. Paralelamente um renomado fotógrafo conceitual que trabalha com modelos nus viaja pela região, despertando a ideia do prefeito de mobilizar os habitantes para posarem para o artista, como forma de protesto. Resta saber se os homens e as mulheres do povoado aceitarão ficar pelados diante das lentes fotográficas.

Deliciei-me no final de semana com essa carismática comédia francesa repleta de críticas sociais, a bem da verdade uma sátira inteligente às convenções, leis e à política, feita com bom humor e inspiração. Foi escrita e dirigida por Philippe Le Guay, realizador das caprichadas comédias “As mulheres do sexto andar” (2010), “Pedalando com Molière” (2013) e “A viagem de meu pai” (2015), todas disponíveis no Brasil.
Passa-se na minúscula Le Mêle-sur-Sarthe, uma pacata comuna rural na Normandia, cuja população é de 710 habitantes (o filme foi realmente rodado lá, com todos os detalhes das casas, campos, ruas etc), e aborda uma história pitoresca: um prefeito, conhecido como defensor das causas da população, está em ponto de bala por causa de uma crise econômica nunca antes vista. Sem saída, ele faz um estranho apelo ao seu povo, como reinvindicação de melhores condições de trabalho para eles: que fiquem nus no campo para posarem de modelos para um fotógrafo famoso. A notícia gera dúvida, incômodo, risos, piadas. O tempo é curto para eles decidirem...


À frente do elenco composto basicamente por atores franceses (muitos homens, poucas mulheres) encontra-se François Cluzet, um dos maiores destaques do cinema da França, no papel do prefeito cheio de dignidade, que segura o restante dos personagens; Cluzet tem 63 anos, já ganhou o César, ficou famoso por “Intocáveis” (2011) e participou de 80 produções desde a década de 80. Ele brilha em mais uma obra representante da boa safra de comédias do cinema francês atual. E que felizmente chega ao Brasil por causa de seus inúmeros adeptos.

Normandia nua (Normandie nue). França, 2018, 109 minutos. Comédia/Drama. Colorido. Dirigido por Philippe Le Guay. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: