sexta-feira, 29 de março de 2019

Resenhas Especiais



 Fragmentado

Três garotas são sequestradas por Kevin (James McAvoy) no estacionamento de uma loja. Misterioso, ele as leva para um cativeiro e são mantidas refém. Aos poucos as vítimas conhecem o lado sombrio desse homem, que fora diagnosticado com 23 personalidades. O objetivo de Kevin é preparar as meninas para um culto onde ele assumirá a 24ª personalidade, chamada de “A Fera”.

Com um fracasso após o outro, o cineasta indiano M. Night Shyamalan, realizador de uma das obras-primas do terror contemporâneo, o imprevisível e chocante “O sexto sentido” (1999), retornou com vigor no gênero ao fazer em 2015 o bom e assustador “A visita”, e no ano seguinte este “Fragmentado”, um excelente exemplar que mistura suspense, ação e drama. Obra inteligente, traz um tour-de-force de James McAvoy, no papel de um jovem que interpreta 24 personalidades, dentre mulheres e criança (no filme vemos parte delas, Dennis, Patricia, Hedwig, Kevin, Crumb, Barry, Orwell e Jade). No início da história ele sequestra três garotas para um ritual de transformação. Tem o poder de mudar quimicamente seu organismo com a força do pensamento, e em breve a última personalidade irá se materializar num ser monstruoso, que dominará todas as outras. Para isto trancafia as meninas numa casa isolada. A angústia, a claustrofobia e o medo tomarão conta delas, assim como do telespectador, nesse terror psicológico de muitos sustos e calafrios. O público é convidado a mergulhar na mente insana de um homem perturbado - McAvoy, que está impressionante, deveria ter sido indicado ao Oscar. Na história também aparecerá uma médica psiquiátrica, Dra. Karen, que cuida do jovem, outro personagem de destaque, feito pela veterana atriz Betty Buckley.


Grande sucesso de público, custou U$ 9 milhões e deu de bilheteria U$ 280 milhões. Um grandioso retorno às origens de M. Night Shyamalan, que escreveu, dirigiu e produziu o filme (e como sempre participa numa pontinha). Nessa altura do campeonato, já sabemos de alguns lances especiais sobre a produção; teve uma ótima continuação chamada “Vidro”, lançada nos cinemas este ano, e “Fragmentado” trazia uma relação direta com o quarto longa de Shyamalan, “Corpo fechado” (2000), algo que só descobríamos nos segundos finais do filme.
Filmão obrigatório aos fãs de terror! E para entender mais o processo criativo do filme acesse os extras do DVD, como bastidores e making of.

Fragmentado (Split). EUA/Japão, 2016, 117 min. Suspense/Terror. Colorido. Dirigido por M. Night Shyamalan. Distribuição: Universal Pictures 


Uma verdade inconveniente

O ex-vice-presidente norte-americano Al Gore viaja pelo mundo apresentando palestras com um alerta impressionante sobre o aquecimento global.

Contundente e estarrecedor, o documentário, que foi sucesso de público em 2006, venceu os dois Oscars pelos quais foi indicado, melhor documentário e canção (“I need to Wake up”, de Melissa Etheridge), e em 2017 ganhou uma correta continuação, “Uma verdade mais inconveniente” (indicada ao Bafta e exibida em Cannes). Escrito por Al Gore e dirigido por Davis Guggenheim, o filme dá uma sacudida nas pessoas, é de causar impacto as informações trazidas por Gore em suas falas, com uma mensagem alarmista sobre a degradação do planeta Terra. Cada vez mais o homem destrói florestas, e os altos índices de poluição colaboram diretamente para o aquecimento global, terminando em enchentes, inundações, incidentes climáticos e muitas mortes ao redor do mundo. Gore é polêmico, traz sua visão de mundo e do futuro (ambas apocalípticas) através de palestras onde carrega a bandeira da sustentabilidade, na tentativa de conscientizar o público sobre mudanças de hábito (há 30 anos ele é engajado na causa de “salvar o planeta”). Intercalado com reportagens, gráficos e vídeos extras, o doc tem um aspecto de denúncia, mas também conta um pouco mais do perfil, da vida pessoal e do cotidiano do político, um homem inteligente, discreto, com bom humor, extremamente afetivo com a família.


A reflexão do filme é provocadora e atualíssima: “O planeta Terra pede urgentemente socorro”.
Assista ao documentário e à continuação, realizada 10 anos depois, “Uma verdade ainda mais inconveniente” (2017), em que Al Gore volta a comparar o aquecimento global nessa uma década de diferença.

Uma verdade inconveniente (An inconvenient truth). EUA, 2006, 96 min. Documentário. Colorido. Dirigido por Davis Guggenheim. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: