sábado, 30 de março de 2019

Resenha Especial


Com amor, Van Gogh

O carteiro Joseph Roulin (voz de Chris O'Dowd) encarrega seu filho mais velho, Armand (voz de Douglas Booth), de levar uma carta do pintor Vincent Van Gogh (voz de Robert Gulaczyk) ao irmão, Theo Van Gogh (voz de Cezary Lukaszewicz). O ano é 1891, e o rapaz viaja à França em busca dele, cruzando com uma série de pessoas que tiveram alguma relação com o artista plástico, que havia morrido de forma misteriosa um ano antes.

Uma animação grandiosa indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Bafta na categoria (infelizmente perdeu todos), sendo o primeiro filme da história do cinema totalmente pintado a mão, quadro a quadro, com tinta, resultando numa técnica impecável que reconstitui as cores vibrantes e pinceladas fortes do renomado artista plástico holandês Vincent Van Gogh. É tão rico em detalhes que demorou seis anos para ser produzido, com um custo de cinco milhões de euros, bem caro para uma animação europeia. Os atores foram filmados, e depois cada fotograma foi pintado, num total de 65 mil quadros, por uma equipe de 100 artistas plásticos selecionados num concurso, que tiveram a liberdade de utilizar como base 120 obras de Van Gogh. Além das cores vibrantes, a animação mistura um preto-e-branco puxado para o cinza nos momentos de flashback, de bastante destaque, vale lembrar.
Em formato de documentário com um quê investigativo, a intrínseca história é narrada pelo protagonista Armand Roulin (que realmente existiu, aliás, tudo no filme é baseado em fatos comprovados), filho de um carteiro incumbido de levar a última carta do pintor para o irmão, na França. Armand segue a viagem para Auvers-sure-Oise, vilarejo no norte do país, onde Van Gogh morreu um ano antes, e lá ele descobre que o irmão, Theo, também morrera pouco tempo atrás. Circulando por bares e ruelas, tromba com vários moradores que tiveram algum contato com o pintor. Estes narram diversas passagens para ele, enquanto tenta descobrir as causas da morte de Vincent. Inclusive nas andanças encontra versões não-oficiais sobre a morte do pintor, e passa a investigar o caso - Van Gogh faleceu de maneira trágica, ferido a bala, alguns falavam em suicídio, num fato ainda sem explicações.


Nesse filme cult, um pouco lento para o público comum, somos aproximados de um perfil autêntico do pintor, entregue à bebida, que sofria depressão, possivelmente tinha esquizofrenia, e num dos surtos cortou a própria orelha. Morreu pobre, às mínguas, sua obra ficou conhecida pós-morte. É inegável seu talento, que influenciou gerações de pintores, é considerado um dos maiores artistas modernos e o principal representante da Holanda nas artes plásticas.
“Com amor, Van Gogh” é visionário, uma obra de arte difícil de ser feita, poética e instigante, com participação de atores como Chris O'Dowd, Douglas Booth e Saoirse Ronan (os vemos “sob” a tinta, mas reconhecemos seus traços e a voz). Assemelha-se à técnica das duas animações de Richard Linklater, “Waking life” (2001) e “O homem duplo” (2006), porém estes eram no processo de rotoscopia, onde artistas gráficos redesenham os quadros filmados, que não envolve tinta direta e é mais comum no cinema.
Palmas para a diretora Dorota Kobiela e para o diretor Hugh Welchman, ganhador do Oscar pelo impressionante curta “Pedro e o lobo” (2006), que possuía uma técnica bem parecida de pintura por cima do quadro.

Com amor, Van Gogh (Loving Vincent). Polônia/ EUA/ Reino Unido/ Suíça/ Holanda, 2017, 95 min. Animação. Colorido/ Preto-e-branco. Dirigido por Dorota Kobiela e Hugh Welchman. Distribuição: Focus Filmes

Nenhum comentário: