quarta-feira, 20 de março de 2019

Cine Lançamento



A viagem de Fanny

Durante a França ocupada pelos nazistas, na Segunda Guerra Mundial, uma garota chamada Fanny (Léonie Souchaud), de apenas 12 anos, foge para a fronteira suíça levando consigo um grupo de garotas de um orfanato. A arriscada viagem transformará para sempre a vida de cada uma delas.

Esta espirituosa fita independente francesa, coprodução com a Bélgica, é uma incrível história de amizade e solidariedade em meio à guerra, baseada no romance autobiográfico da alemã Fanny Ben-Ami (hoje viva, aos 89 anos). Na época dos fatos, em 1942, Fanny tinha 12 anos, quando deixada juntamente com as irmãs menores num orfanato em plena ocupação nazista na França. A instituição abrigava crianças judias enquanto os pais fugiam, e no momento que o cerco alemão avançava, a garota, para não ser transferida para um campo de concentração, criou um plano de fuga para a Suíça levando seu grupo, composto por oito meninas. Pelos campos franceses até as montanhas frias da Suíça, aventuraram-se por uma viagem de centenas de quilômetros, a pé, marcada por perigos, descobertas, amadurecimento e autoconhecimento. Perceba bem a protagonista, que abandona aos poucos o perfil de menina teimosa e cheia de conflitos para se transformar em uma heroína corajosa, que por acaso salvou várias vidas do Holocausto. Por isto a obra dá um sopro de vida, funciona como um “filme de família” ou como um drama social, leve, emocionante e bem realizado, que destrincha ainda temas como o valor do trabalho em equipe e o fortalecimento da amizade.


Escrito e dirigido pela jovem Lola Doillon, que tem fortes laços no cinema francês: ela é filha do prestigiado cineasta Jacques Doillon (de “Ponette”, “O jovem assassino” e “Rodin”) com a montadora de filmes Noëlle Boisson (indicada ao Oscar de edição por “O urso”, em 1990). E é casada com o cineasta de “Albergue espanhol” (2002), Cédric Klapisch.
Lançado em 2016 na Europa, passou nos cinemas brasileiros em 2017 e saiu em DVD pela Mares Filmes. Altamente recomendado!

A viagem de Fanny (Le voyage de Fanny). França/Bélgica, 2016, 94 min. Drama. Colorido. Dirigido por Lola Doillon. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: