quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Viva Nostalgia!


O conto do czar Saltan

Czar Saltan (Vladimir Andreyev) entra em guerra seguindo para terras longínquas. No trono ficou a esposa, czarina (Larisa Golubkina), que governa com o filho, o príncipe Gvidon (Oleg Vidov). Ela acaba traída pelas irmãs e lançada ao mar em um barril junto com Gvidon. Ambos sobrevivem e aportam em uma ilha mágica, onde um cisne irá auxiliá-los para retornar para casa. Na viagem, mãe e filho armam planos para derrotar os inimigos traidores.

Acaba de sair no Brasil pela CPC-Umes Filmes, até então inédita em DVD, essa primorosa fábula em dois atos baseada em contos populares extraídos do livro de Alexander Pushkin (1799–1837), o maior poeta do Romantismo Russo. De grandeza técnica indiscutível, esta fita de fantasia épica muito querida na Rússia foi montada com extrema delicadeza e perfeição pelas mãos do diretor Aleksandr Ptushko (1900–1973), profícuo nome do cinema soviético, realizador de dezenas de obras entre a década de 20 e sua morte. Ele teve zelo em manter a sonoridade do texto quando o transportou ao cinema, por isso os diálogos têm rimas tonificantes, proclamadas por figuras carismáticas, quase circenses, que caminham por cenários suntuosos, coloridos, beirando um sonho desfrutável, onde homens conversam com esquilos e cisnes, absorvidos e transformados pela magia da natureza.
Um filme sinestésico, que explora bem todos os nossos sentidos e nos leva imediatamente a um processo de catarse. Não deixem passar despercebida a maior fita de fantasia soviética de todos os tempos, um trabalho de mestre!


O conto do czar Saltan (Skazka o tsare Saltane). URSS, 1967, 81 min. Aventura. Colorido. Dirigido por Aleksandr Ptushko. Distribuição: CPC-Umes Filmes

* Publicado na coluna Middia Cinema, na revista Middia, edição de dezembro 2017 / janeiro 2018

Nenhum comentário: