segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Cine Lançamento


Dois lançamentos imperdíveis da Flashstar

A distribuidora de cinema Flashstar lançou recentemente dois bons filmes em DVD, super indicados aos fãs da Sétima Arte: “A face de um anjo” (2014) e “Hacker - Todo crime tem um início” (2016). Abaixo escrevi breves críticas sobre eles. Acompanhem!

Hacker: Todo crime tem um início

Alex (Callan McAuliffe) e sua mãe passam por um delicado momento financeiro. O banco acabou de tomar a casa da família, e agora o jovem tem de procurar nova moradia. Decepcionado, ele não deixará isto em vão - planeja se vingar do banco, aliando-se a hackers especializados em roubo de identidades de usuários bancários.

Um excitante filme independente inspirado em uma incrível história verídica sobre as consequências dos crimes virtuais no mundo corporativo. O ponto de partida é a vingança pessoal de um jovem em crise financeira, disposto a destruir o banco que confiscou o imóvel da família. Inteligente, mas mal intencionado, o rapaz, um engomadinho de classe média, junta-se a hackers integrantes de um grupo autodenominado de Darkweb, que rouba identidades pela rede (eles existiram de verdade, e mascarados, produziam até vídeos para ameaçar as vítimas). Aos poucos o que era um simples modo de vingança se transforma em uma obsessão por poder e dinheiro alto, com possibilidades de enriquecimento ilícito através de delitos cibernéticos.
Fruto de pesquisas que apontam que somente em 2016 hackers roubaram mais de U$ 20 bilhões no mundo inteiro, o filme se presta a uma oportuna reflexão sobre o lado obscuro da internet e os perigosos caminhos do crime virtual. Várias produções dos anos 90 e 2000 retrataram o tema, mas esta confirma um bom roteiro, atualizado, bem construído e que prende a atenção. Recomendo!

Hacker: Todo crime tem um início (Hacker). EUA/ Tailândia/ Canadá, 2016, 95 minutos. Drama/Ação. Dirigido por Akan Satayev. Distribuição: Flashstar


A face de um anjo

O diretor de cinema Thomas (Daniel Brühl) viaja a Siena, na Itália, para pesquisar sobre um crime bárbaro que chocou a cidade, material que servirá como base de seu próximo filme. Lá conhece a jornalista Simone (Kate Beckinsale), que publicou recentemente um livro sobre o assassinato em questão. Juntos, o cineasta e a escritora seguirão em busca de pistas daquele intrínseco caso e acompanhar o julgamento, que está em curso.

A mídia europeia potencializou a divulgação do caso da jovem britânica Meredith Kercher, assassinada em 2007 na cidade italiana de Perugia, um crime bárbaro até hoje mal solucionado.  As suspeitas recaíram sobre Amanda Knox, garota americana que dividia apartamento com Meredith. Com a repercussão do fato, a jornalista Barbie Latza Nadeau publicou o livro “Angel Face: The true story of student killer Amanda Knox”, e um filme havia sido planejado, mas nunca saiu do papel. Pois o diretor britânico Michael Winterbottom, de filmes com história verdadeira como “O preço da coragem” (2007) e suspenses como “Desejo você” (1998) e “O assassino em mim” (2010), pegou a ideia central e associou-se a quinze produtores italianos, americanos e ingleses para realizar esse audacioso projeto pessoal que explora de fio a pavio o crime ocorrido na Itália, com viés dramático e suspense policial, tudo para dar voz à jovem assassinada misteriosamente. Ele criou um alterego, o personagem do cineasta Thomas, interpretado pelo talentoso ator Daniel Brühl, que viaja até a Itália para reunir material e pesquisas para um próximo filme. Contata uma jornalista observadora dos fatos, que é a escritora do livro “Angel face” (Kate Beckinsale interpreta Simone, que era a verdadeira Barbie Latza Nadeau), e daí em diante, com figuras reais e fictícias, o filme ganha peso com um inquietante clima de mistério e perguntas sem respostas, que cingem a história envolvendo prisões e julgamentos. Um redemoinho de reviravoltas desdobra a trama, bem amarrada e complexa em detalhes e diálogos para solucionar a verdade tão bem escondida.
Gostei muito dos meandros e do vigor do filme (infelizmente críticos de meio mundo apedrejaram o resultado), que, ia me esquecendo, conta também com uma boa participação da lindíssima Cara Delevingne.
Suspense dramático arrojado, para o público conhecer a fundo o caso, tão explorado pelos jornais em 2007.


A face de um anjo (The face of an angel). Inglaterra/ Itália/ Espanha/EUA, 2014, 101 minutos. Drama/Suspense. Dirigido por Michael Winterbottom. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: