terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Viva Nostalgia!


Natal branco

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, dois amigos militares, Bob (Bing Crosby) e Phil (Danny Kaye), que animavam os soldados nos intervalos da guerra, formam uma dupla que viaja em turnê pelos Estados Unidos levando música e dança a populares casas noturnas. Eles estão no auge, construindo uma sólida carreira, até que um dia reencontram o ex-comandante, hoje proprietário de uma hospedaria quase falida. Para não deixar o empreendimento fechar as portas, Bob e Phil abrem shows musicais no local para atrair turistas e possíveis hóspedes.

Delicioso musical da Paramount de 1954 que inaugurou a técnica do VistaVision, processo de ampliação da tela com alta qualidade de imagem nos cinemas, competidor direto do CinemaScope (lançado no ano anterior). O filme tornou-se popular nos Estados Unidos, com um Bing Crosby alegre, dividindo o palco com o ótimo comediante Danny Kaye, além da participação elegante da cantora e atriz Rosemary Clooney, tia de George Clooney. Todo o movimento do filme rodeia as músicas do premiado Irving Berlin, criador de trilhas importantes do cinema, como esta que dá título ao filme - a imortal “White Christmas” ganhou o Oscar em 1942, parte da trilha de “Duas semanas de prazer”, também estrelado por Crosby, que tinha história semelhante.
“Natal branco” fala menos de Natal e enfoca mais os bastidores do show business, de como os produtores, atores e cantores se viravam em um país recém-saído de uma guerra, ainda em processo de reconstrução social.
Tudo no filme anima o espectador, desde as coreografias de um Bob Fosse em início de carreira à fotografia esplendorosa do premiado Loyal Griggs.
Este é um dos relançamentos do mês da Classicline, em edição de colecionador; o filme tinha saído em DVD uma década atrás, pela Paramount, mas saiu de catálogo, e agora a Classicline fez bem em soltar novas cópias no mercado em plena época natalina. Há extras legais como canções de Natal interpretadas na TV americana por grandes nomes do cinema, e um documentário sobre o filme. Recomendado aos fãs de musical!


Natal branco (White Christmas). EUA, 1954, 120 min. Musical/Drama. Dirigido por Michael Curtiz. Colorido. Distribuição: Classicline

* Publicado na coluna Middia Cinema, da revista Middia, edição de dezembro de 2017 / janeiro de 2018

Nenhum comentário: