sábado, 2 de dezembro de 2017

Nota do blogueiro


"Era um dia de primavera, desses que trazem esperança: cheio de brisas suaves e delicados aromas de terra aquecida. Tempo de suicídio. Daisy se matara uma semana antes. Na certa eles achavam que precisávamos de distração. Sem Daisy, a proporção equipe de funcionários/pacientes era mais alta do que o habitual: cinco pacientes e três enfermeiras".
Trecho do livro "Garota, interrompida" ("Girl, interrupted"), de Susanna Aysen, publicado em 1993 e que inspirou o premiado filme ganhador do Oscar, com Angelina Jolie. No Brasil a edição (foto) saiu em 2013 pela editora Gente, com o selo da Unica Editora (tradução de Marcia Serra, 189 páginas).
Na obra conhecemos a triste realidade de várias pacientes com transtornos mentais e desvios de comportamento internadas em um hospital psiquiátrico norte-americano, e a difícil relação delas com médicos e terapeutas. O ano é 1967, período de intensas mudanças sócio-culturais na América, que refletem diretamente naquela instituição de saúde.
Para escrever o livro, a autora viveu dois anos em um hospital psiquiátrico relatando com precisão suas experiências. Resumindo: um livro obrigatório e emocionante!
Obrigado, equipe da @unica_editora, pelo envio do exemplar.


Nenhum comentário: