segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Resenha Especial


Lua sangrenta

Assassino mata em série garotas em uma escola de idiomas na Espanha. O principal suspeito é um jovem de rosto desfigurado, que passa a ser seguido por uma sobrevivente que investiga o caso.

Um bom aperitivo slasher para quem quiser conhecer a mente insana do cineasta espanhol Jesús Franco (1930–2013), lá fora Jess Franco, um dos principais realizadores do cinema trash, responsável por mais de 200 filmes do gênero, rodados em diversos países. Em “Lua sangrenta”, de 1981, fez um trabalho de destaque na extensa filmografia, um banho de sangue à moda europeia, com fartas cenas de nudez e diálogos com o incesto, dois temas que o diretor tinha fixação.
Dez anos antes os filmes de assassinos mascarados que matavam com requintes de crueldade, recheados de cenas de violência e apelo jovem, já ganhavam força na Itália (com os populares “Giallo”), e nos anos 80 invadiram os Estados Unidos. Nessa onda, Franco aproximou-se da carnificina do slasher, sintetizando-o em seu cinema puro de horror, imortalizando-o na Espanha, sua terra natal.
Assim “Lua sangrenta” resume bem as propostas do cinema mórbido de Franco, com história fácil de ser decifrada, mas cuidado com as sequências de assassinato, algumas impressionam, como a decapitação de uma mulher com uma serra (momento-chave que dá nome ao filme, em alemão, e ilustra a capa americana).
O filme sai em um box especial em homenagem ao cineasta, com o título de “Cinema Trash – Jess Franco”, que reúne outras três obras dele: “Santuário mortal” (1969), “Ela matou em êxtase” (1971) e “Vampiros lesbos” (1971), e acompanha extras imperdíveis e ainda cards com os pôsteres originais das quatro produções.
Vale experimentar essa amostra macabra para conhecer um pouco o cinema desse diretor cultuado entre os cinéfilos do trash/slasher movie, um cara que fazia um pouco de tudo na Sétima Arte - atuava, pensava a fotografia, compunha trilha sonora, produzia, editava, dirigia e escrevia o roteiro, e morreu praticamente esquecido, em 2013. Já nas lojas!


Lua sangrenta (Die säge des todes/ Bloody moon). Espanha/Alemanha, 1981, 85 min. Terror. Colorido. Dirigido por Jess Franco. Distribuição: Obras-primas do Cinema

* Publicado na coluna Middia Cinema, da revista Middia, edição de dezembro de 2017 / janeiro de 2018

2 comentários:

Madness Films disse...

Holea. Algo de español en audio o legendas? Obrigado

Felipe Brida disse...

Hola, Madness Films. Solamente audio en ingles e alemão; subtitles en portugues e ingles.