quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Nota do blogueiro


"Quando o aconselharam a deixar Buenos Aires de imediato, também garantiram que o sul era o mais parecido com a Suíça Alemã que podia encontrar. [...] E ele imaginou as aldeias da Europa, ideais para se conhecer uma a uma, caso seu exílio começasse a ser salpicado de fugas. Aqui o nada era nada. Três ranchos sem sombra em mais de vinte quilômetros. Não havia uma árvore à vista, apenas arbustos ressequidos [...]."
Trecho do livro "O médico alemão", obra intensa e perturbadora da escritora e cineasta argentina Lucía Puenzo, publicada em 2011 e transformada em bom filme, dirigido por ela mesma em 2013. Conta a história verídica de uma família argentina que, no verão de 1959, conviveu com o temido médico nazista Josef Mengele, então exilado na região congelada da Patagônia. Drama psicológico e suspense se mesclam em uma trama assustadora, com amplo teor histórico, caprichado pela escrita coesa de Lucía, uma autora original.
O livro saiu pela editora Gryphus em 2014, com tradução de Gilson B. Soares e reunindo 172 páginas. Leitura super recomendada, assim como o filme (já disponível em DVD).
Obrigado, equipe da Gryphus, pelo envio do exemplar!


Nenhum comentário: