quinta-feira, 14 de março de 2013

Viva Nostalgia!



Sabrina

O playboy David (William Holden) apaixona-se pela filha do chofer dos seus pais, a charmosa Sabrina (Audrey Hepburn). O irmão mais velho, Linus (Humphrey Bogart), também sente atração pela jovem. Enfeitiçados pelo encanto de Sabrina, David e Linus travam uma disputa em família pela mão da garota.

Obra-prima do cinema, o famoso romance dirigido pelo notório Billy Wilder recorre ao conto de Cinderela numa versão otimista e de pura magia. É a história de uma menina humilde chamada Sabrina, filha do chofer da família de multimilionários Larrabee, que, ao voltar de Paris, onde foi estudar culinária, desperta uma avassaladora paixão nos irmãos David e Linus. Os dois entram em atrito, envolvendo os pais na jogada, tudo porque ambos querem conquistar a jovem. E apenas um pode ser o ganhador da batalha!
Lançado em 1954 e rodado em preto-e-branco, “Sabrina” baseia-se na peça de teatro de mesmo nome, que estreou na Broadway após o sucesso do filme (um fato inédito!). Na época, Audrey, que havia recebido, dois anos antes, o Oscar de melhor atriz por “A princesa e o plebeu” e já era queridinha de Hollywood, teve um romance escondido com o galã William Holden (ele era casado), que interpreta o bonitão David Larrabee. De um carisma notável, Audrey estava no auge da beleza e elegância, e firmou sua carreira de prestígio a partir da marcante interpretação da inocente Sabrina. Pelo papel foi indicada ao Oscar; o filme ganhou o de melhor figurino e ainda teve quatro outras nomeações: diretor, roteiro, fotografia e direção de arte.
Além de Audrey, Holden e Bogart dão conta do recado – fácil para eles, pois estavam acostumados em participar de produções de drama e romance.
Um clássico encantador, apontado como um dos top 10 do gênero romance de todos os tempos. Feito sob medida por um cineasta que abriu mão de sua marca autoral, de cunho crítico e de humor cínico, para realizar uma obra sensível, mágica, apaixonante, que fala diretamente às mulheres. Imperdível!
Procurem o original. Em 1995 o diretor Sydney Pollack, numa má fase, teve a infeliz ideia de refilmar “Sabrina”, com resultados inferiores (a sumida Julie Ormond interpreta a personagem-título, e os papéis dos irmãos que disputam a jovem ficaram para os desajeitados Harrison Ford e Greg Kinnear). Por Felipe Brida

Ficha técnica

Sabrina (Idem). EUA, 1954, 113 minutos. Romance. Preto-e-branco. Disponível em DVD e Blu-Ray.

Nenhum comentário: