terça-feira, 12 de março de 2013

Cine Lançamento



Mundo sem fim – Volume IV: Xeque-mate

A Peste Negra assolou Kingsbridge, e poucas pessoas sobreviveram. A pequena cidade volta a se organizar, com novos habitantes que chegam ao local. É também época de despedidas. A filha do rei Eduardo (Blake Ritson), a jovem Joan (Elinor Crawley), muda-se para a Espanha com o objetivo de se casar com o príncipe de Castela; um casamento arranjado, para concretizar uma aliança com a França, país que acabara de guerrear com a Inglaterra. Enquanto isso, o misterioso cavaleiro Thomas Langley (Ben Chaplin) resolve revelar seu passado. E quando a paz parece finalmente reinar, uma nova revolta explode nos arredores de Kingsbridge.

Último episódio da microssérie “Mundo sem fim”, continuação de “Os pilares da Terra”, ambos best sellers escritos pelo britânico Ken Follett (vale destacar que “Os pilares” virou seriado, premiado com Globos de Ouro e distribuído no mercado também pela Paramount).
É o melhor momento da série, junto com o primeiro capítulo, “O jogo” – os anteriores “O duelo” e “A peste” não cumpriram o dever de casa, ficaram extremamente arrastados, sem incrementar na trama emoções fortes, sequer doses de ação empolgante.
Muitos dos personagens já morreram, restando alguns poucos principais e um ou outro coadjuvante para dar novos rumos à Kingsbridge, devastada pela Peste Negra e pela guerra com a França. Os habitantes tentam reconstruir suas vidas, enquanto pessoas de feudos vizinhos migram para lá. Estamos no final do século XIV, poucas décadas antes de terminar a Idade Média. Em razão disso há um clima persistente de adeus, no velho estilo de mudança de ares, desde a filha do rei inglês que muda de país para se casar com um príncipe espanhol até as revelações do cavaleiro Langley. Nos minutos finais Kingsbridge sucumbirá a um fato surpresa de proporções definitivas.
“Mundo sem fim” termina bem com esse capítulo sucinto. Pena que a microssérie, como um todo, tenha ficado defasada, abrindo de forma explosivamente dinâmica e aos poucos perdendo velocidade e fôlego. Só ressuscita no episódio final, este aqui, quando o público já perdera o interesse. Em DVD. Por Felipe Brida

Mundo sem fim – Volume IV: Xeque-mate (World without end). Inglaterra/Canadá/Alemanha, 2012, 96 min. Aventura/Drama. Dirigido por: Michael Caton-Jones. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: