sexta-feira, 29 de março de 2013

Cine Lançamento



O segredo da cabana

Grupo de amigos viaja para as montanhas e se hospeda em uma cabana antiga. Isolados do mundo, os jovens querem curtir o final de semana com música, bebida e diversão. Na primeira noite exploram o subsolo da cabana, onde há um quarto abandonado com muita bugiganga. Encontram um estranho diário e começam a ler as páginas empoeiradas, libertando uma família de zumbis famintos. O alegre passeio dos amigos se transformará em um pesadelo cruel interminável.

O filme de terror mais original produzido recentemente, feito sob medida para um público específico que espera o inesperado. Apesar da leve semelhança com “A morte do demônio”, não se deixe enganar. Aliás, você nunca viu nada igual no gênero tamanha a imersão criativa do diretor estreante, Drew Goddard, roteirista do seriado “Buffy: A caça-vampiros” e da ficção “Cloverfield – Monstro”. Fico com as mãos atadas para escrever a crítica dessa produção canadense por motivos óbvios, o de implodir paradigmas naturais oferecidas pelas fitas de horror.
Leva um pouco de tempo para entendermos a função real dos personagens engomados que aparecem na abertura. Sabemos que, fechados em uma sala altamente computadorizada, controlam pontos espalhados ao redor do mundo e se divertem assistindo a matanças de alto nível ao vivo, como um “Big Brother” sanguinário – um dos episódios é o do grupo de jovens que fica preso na cabana e é perseguido por mortos-vivos.
De clima tenso e reviravoltas assustadoras, o terror é alimentado por outros elementos fora do comum até o desfecho revelador e bem filosófico. No ‘gran finale’ surge a figura-chave da história, interpretada por uma atriz famosa, três vezes indicada ao Oscar, cujo nome mal aparece nos créditos – não vou falar quem é para não perder a graça.
O esquema fake da trama, criado propositalmente para que as vítimas (o grupo de jovens) sejam os cordeiros sacrificados, não deixa dúvidas da originalidade do produto: há uma crítica implícita (mas se sacarmos, ela fica impiedosa) aos veículos de comunicação de massa que lucram volumes de dinheiro explorando a invasão do ser humano por meio da vulgaridade do Big Brother, sem mencionar o apelo da mesma mídia ao sensacionalismo, aqui levado ao extremo, a baldes de sangue. Há uma articulação lógica inteligentemente bem amarrada.
Enfim, um filme criativo e curioso, de referências. E importante por inovar uma história de horror, com crítica consistente à futilidade da mídia.
No elenco, temos Richard Jenkins e Bradley Whitford, como os colegas executivos que assistem às chacinas pela TV, e o bonitão Chris Hemsworth, o Thor do cinema, como um dos amigos que viaja para as montanhas.
Teve orçamento elevado (U$ 30 milhões) e retorno mediano na bilheteria – rendeu o dobro no mundo inteiro, U$ 65, 9 milhões, e aos poucos está virando Cult.
O diretor Drew Goddard (que não tem parentesco com o francês Jean-Luc) assina como roteirista junto com o produtor da fita, Joss Whedon, indicado ao Oscar por “Toy story”. Não perca. Por Felipe Brida

O segredo da cabana (The cabin in the woods). EUA, 2011, 95 min. Horror. Dirigido por Drew Goddard. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: