sábado, 17 de março de 2012

Viva Nostalgia!

.

Top Secret! - Superconfidencial

O cantor de rock Nick Rivers (Val Kilmer) viaja à Alemanha Oriental para apresentar um projeto musical. Mal chega às terras germânicas e se envolve em um plano ultrassecreto para resgatar o famoso cientista Paul Flammond (Michael Gough), logo depois de se relacionar com a filha dele, Hillary (Lucy Gutteridge).

Paródia bem manjada de filmes de espionagem situados na Segunda Guerra Mundial. Fracasso de bilheteria em 1984, é a menos conhecida fita de humor de Jim Abrahams em parceria com os irmãos Jerry e Davi Zucker, o trio criador de “Apertem os cintos... o piloto sumiu!” (1980) e “Corra que a polícia vem aí!” (1988).
Há infinitas referências espalhadas, muitas sem coesão, por isso o resultado irregular e certamente datado. Fica a observação prévia: o público conhecedor de cinema entenderá melhor as piadas.
Esqueça a história sobre conspirações e atente-se às sacadas, muitas delas divertidas. Val Kilmer, em início de carreira, interpreta um rock star em ascensão, com visual e cabelo de Elvis Presley (ele imita a voz e as danças do lendário cantor). Quando pousa na Alemanha, enfrenta grupos fascistas, nazistas e outros ‘istas’ a fim de salvar um cientista que está encerrando o projeto de uma arma poderosa, a Polaris Mine (papel do falecido ator inglês Michael Gough).
No decorrer das tramas paralelas (são inúmeras!) momentos cômicos invadem a narrativa, em especial as com coadjuvantes famosos do cinema, que brincam em cena, como Omar Sharif na pele de um agente (a abertura é com ele, em uma perseguição no trem, e depois retorna em uma das sequências mais engraçadas, de puro pastelão, quando vai colher informações confidenciais de um espião disfarçado de ambulante). Até o inglês Peter Cushing faz rápida aparição.
Como paródia homenageia clássicos, dentre eles “E o vento levou”, “Tubarão”, “O mágico de Oz”, “A lagoa azul” e “Fugindo do inferno” (com direito à motocicleta).
Rodado em estúdio em Londres, “Top Secret!” resulta em uma brincadeira descontraída, sempre inteligente, que vale um aluguel. Pela primeira vez em DVD, distribuído no mercado pela Paramount Pictures. Por FelipeBrida

Top Secret! - Superconfidencial (Top Secret!). EUA/Alemanha, 1984, 90 min. Comédia. Dirigido por Jim Abrahams/Jerry Zucker/David Zucker. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: