sexta-feira, 2 de março de 2012

Cine Lançamento

.
O homem do futuro

O cientista Zero (Wagner Moura) dedica-se dia e noite em seu laboratório criando novos experimentos. Em busca de uma fonte de energia alternativa, bola uma máquina cuja finalidade é viajar no tempo. Ele vira cobaia do próprio plano mirabolante conseguindo retornar ao ano de 1991, quando era um estudante nerd e apaixonado pela bela Helena (Alinne Moraes). Resolve então mudar fatos daquela época para, quem sabe, dar um final feliz à sua vida.

Novo trabalho inventivo do talentoso diretor Cláudio Torres, que se supera a cada projeto – são deles os bons “Redentor” e “A mulher invisível”. Filho de Fernanda Montenegro com o ator Fernando Torres e irmão da atriz Fernanda Torres, Cláudio vem de uma linhagem de monstros sagrados, e não por acaso trilha uma carreira brilhante atrás das câmeras.
Nessa comédia meio aventura inspirada em histórias de cientistas malucos, ou seja, com toques de ficção científica, o ator Wagner Moura atua como o protagonista em três momentos, ou seja, três vezes Wagner Moura – uma como o personagem no tempo atual (hoje) e duas no passado. Ele é Zero, um cientista workaholic que viaja no tempo após criar uma máquina fabulosa (isto cheira “De volta para o futuro”, não?). E vai direto ao passado, na época de adolescente. Revive o período de transformação de sua personalidade, tentando modificar peças que irão influenciar no futuro, como o amor, as amizades, os estudos. Alinne Moraes (belíssima e boa atriz) interpreta o interesse romântico, uma menina por quem Zero morre de amores.
Ao longo do filme reviravoltas e surpresas colocarão em cheque a rotina do personagem central. A mensagem é sempre positiva, sobre como enfrentar os percalços da vida, a aceitação das situações e como lidar com o amor.
“O homem do futuro” aborda um tema pouquíssimo explorado na nossa produção de cinema (viagem no tempo), recorrendo a efeitos visuais ágeis e bem curiosos. Ajuda muito a trilha sonora, como não poderia faltar, que relembra sucessos dos primeiros anos da década de 90. Uma delas é “Tempo perdido”, do Legião Urbana, com Moura e Alinne cantando no palco de uma festa; a sequência romântica foi bem aproveitada.
O elenco de feras traz participação de Maria Luísa Mendonça (esposa do diretor, no papel de uma agitada colega de trabalho de Zero) e Gabriel Braga Nunes, além do francês Jean Pierre Noher e ponta do falecido ator Rodolfo Bottino, já bem acometido pela doença.
Um entretenimento divertido, para todos os públicos, que pode virar uma gostosa brincadeira nostálgica. Por Felipe Brida

O homem do futuro (Idem). Brasil, 2011, 105 min. Comédia/ Romance/ Ficção científica. Dirigido por Cláudio Torres. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: