domingo, 4 de março de 2012

Viva Nostalgia!

.
No caminho dos elefantes

Recém-casada, a jovem Ruth (Elizabeth Taylor) viaja da Inglaterra ao Ceilão (atual Sri Lanka) para viver com o marido, o fazendeiro John (Peter Finch). Naquele exótico país, instala-se em um bangalô de luxo localizado dentro de uma fazenda de chá. Ruth acaba se apaixonando pelo administrador daquelas terras, Dick (Dana Andrews), e inicia um relacionamento secreto. Até o dia em que uma epidemia de cólera e a seca disseminam-se ameaçando a vida dos habitantes locais, inclusive de Ruth, John e Dick.

Aventura classe 'A' da Paramount baseada no romance de Robert Standish e dirigida por William Dieterle, o mesmo dos clássicos premiados “A vida de Emile Zola” (1937), “O corcunda de Notre Dame” (1939) e “Retrato de Jeannie” (1948).
A história é conduzida por um conturbado triângulo amoroso entre um fazendeiro rico, sua esposa e seu capataz, interpretados respectivamente por Peter Finch, Liz Taylor e Dana Andrews. Os três estão em bom momento da carreira, como personagens isolados em um país misterioso. O casal vive em uma mansão que fica bem no meio do “caminho dos elefantes”, trilha que os animais têm de percorrer para beber água, no riacho próximo.
Com o desenrolar da trama, inicialmente um romance, o filme adota novos rumos. A aventura toma conta a partir do clímax, quando o caos se instaura naquela região: cólera, seca e o estouro da manada de elefantes, que devastam tudo o que veem pela frente – a cena final é memorável, muito bem produzida, de causar impacto.
À medida que o triângulo amoroso causa rumores e ameaça os envolvidos, as tragédias sociais eclodem, desestabilizando o ambiente, que até então era pacífico.
Visual, figurino e fotografia requintados ajudam na sustentação da obra, relançada recentemente em dvd na coleção “Clássicos Paramount”. Pena que não venha com extras nenhuns.
Uma curiosidade: A atriz principal de “No caminho dos elefantes” seria Vivien Leigh, que, após adoecer de graves perturbações mentais, foi rapidamente substituída por Liz Taylor, em seu primeiro papel dramático no cinema. Por Felipe Brida

No caminho dos elefantes (Elephant walk). EUA, 1954, 103 min. Aventura/ Romance. Dirigido por William Dieterle. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: