quarta-feira, 17 de março de 2010

Cine Lançamento

.
Guerra ao terror

Esquadrão de elite formado por soldados norte-americanos tem pela frente perigosas missões na Guerra do Iraque, como desarmamento de minas terrestres e controle de insurgentes. Em meio ao caos do conflito, um dos sargentos da tropa, William James (Jeremy Renner), vive um difícil dilema: permanecer lutando pelo seu país ou retornar para a família.

Grande campeão do Oscar esse ano, “Guerra ao terror” venceu seis das nove categorias indicadas, dentre elas o maior prêmio da noite, o de melhor filme. Algo inesperado para uma fita independente, pouco comercial, sem cara de Oscar. Confesso ser um bom filme, que trata com seriedade os dilemas da guerra (em sentido universal, todas as guerras). Porém não vejo razões para tanto auê em cima do projeto. O Oscar é pura surpresa, e nem sempre as premiações são merecidas.
Pelo título em português (diferente do americano), sacamos o teor: parte da premissa dos EUA em combater os terroristas no Oriente Médio após os ataques do 11 de setembro, que culminaram com as violentas Guerra do Afeganistão e do Iraque. Transfere a ação para o dia-a-dia turbulento de um grupo de soldados que, ajuizados pela Doutrina Bush, tem como tarefa controlar áreas do Iraque logo após a queda de Saddam Hussein, bem como desarmar minas e bombas.
Há uma evidente mensagem antiguerra ao mostrar a angústia desses soldados no país dos homens-bomba, cujo perigo sempre está à espreita. Dos filmes de mesmo tema (como os ótimos documentários “Procedimento Operacional Padrão” e “Baghdad ER”), com certeza é o que teve melhor realização e repercussão.
Além de melhor filme, ganhou os Oscars de direção (Kathryn Bigelow é a primeira mulher da história a vencer na categoria), roteiro original, edição, som e edição de som. Destronou o blockbuster da temporada, “Avatar”, o favorito de 2010 e que acabou levando apenas três estatuetas.
Foi lançado em DVD pela Imagem Filmes no segundo semestre do ano passado; agora, por causa do Oscar, está sendo exibido nas salas de cinema e deverá sair novamente em DVD a partir do próximo dia 24.
Curiosidade: Kathryn Bigelow é ex-esposa de James Cameron, o diretor de “Avatar”. Uma mulher com mão firme para o cinema, que tem no currículo projetos sem graça, como o movimentado thriller “Jogo perverso”, a fita sobre submarinos na Guerra Fria “K19” e a paranóica ficção científica “Estranhos prazeres”. Por Felipe Brida

Título original: The hurt locker
País/Ano: EUA, 2008
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, David Morse, Guy Pearce, Brian Geraghty, Ralph Fiennes
Direção: Kathryn Bigelow
Gênero: Guerra/Drama
Duração: 131 min
Distribuidora: Imagem Filmes

2 comentários:

Renato disse...

Ótimo filme,Imaginei ser um "Falcão Negro em Perigo",mas fui surpreendido!

Renato disse...

Ótimo filme, Imaginei ser um "Falcão Negro em Perigo", mas fui surpreendido!