terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cine Lançamento


Aventuras no Novo Ártico

Neste novo documentário dos mesmos produtores de “A marcha dos pingüins”, cinegrafistas acompanham a saga de um filhote de urso polar, Nanu, e de Seela, uma morsa recém-nascida, em meio à gélida paisagem do Ártico. Duas criaturas que, apesar de viverem no mesmo ambiente, são caça e caçador, e lutam pela sobrevivência.

Durante 15 anos o casal de cinegrafistas Adam Ravetch e Sarah Robertson, integrantes do National Geographic Society, captaram imagens reais de ursos polares, morsas e leões-marinhos no Ártico para montar este bonito documentário, narrado pela atriz negra Queen Latifah. Segundo os diretores, as gravações totalizam mais de 800 horas! E na montagem optaram em focar dois personagens – um urso polar e uma morsa que, ajudados pelas mães, enfrentam perigos para sobreviver no gelo. No mesmo estilo de narração intimista de “A marcha dos pingüins”, os animais adquirem traços humanizados; os pensamentos de cada um deles ficam expostos para que a narrativa interativa seja criada. Para quem admirou “A marcha” e para os que acompanham National Geographic, o filme deverá agradar.
A partir da metade da fita faz-se menção ao aquecimento global para explicar as transformações no ambiente e fechar os porquês da fuga dos animais polares. Os diretores também aproveitam para cutucar os caçadores como forma de apontar a matança ilegal e a extinção de determinadas espécies.
Em tempos de aquecimento global, efeito estufa e conscientização sobre questões ambientais, vale conferir este novo documentário, curto e com uma bonita mensagem final, que chega sem publicidade às locadoras. Por Felipe Brida

Título original: Arctic tale
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Queen Latifah (narração).
Direção: Adam Ravetch e Sarah Robertson
Gênero: Documentário
Duração: 86 min.
Lançamento: Segunda quinzena de agosto
Distribuidora: Paramount

Nenhum comentário: