terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cine Lançamento

.
Longe dela

Professor universitário aposentado, Grant Anderson (Gordon Pinsent) descobre que a esposa, Fiona (Julie Christie), sofre de mal de Alzhaimer. Ela aceita tratar-se em uma clínica psiquiátrica, e o marido, apesar de relutante no início, acaba internando-a.
No entanto, as regras da clínica são claras: a paciente não deve ter contato com nenhum familiar durante os primeiros 30 dias de internação. Vencido o prazo, na primeira visita Fiona não reconhece mais o marido e demonstra estar apaixonada por um paciente, Aubrey (Michael Murphy).
E chega às locadoras, com atraso de quase dois anos, este sensível drama produzido no Canadá duas vezes indicado ao Oscar 2008 – melhor atriz (Julie Christie), premiada com o Globo de Ouro pela atuação, e roteiro adaptado. A talentosa atriz Sarah Polley faz aqui sua estréia promissora como diretora e roteirista ao adaptar para as telas um de seus contos preferidos, “The bear came over the mountain”, da escritora canadense Alice Munro. E na pré-produção da fita já idealizava Julie Christie como personagem central, ou seja, escreveu o papel para a atriz.
A história aborda um tema bastante discutido hoje em todo o mundo – o mal de Alzhaimer e as conseqüências da doença no círculo familiar do paciente. O que poderia cair em um dramalhão pesado resulta em um sólido poema de amor aos apaixonados e à vida.
E tudo dá certo no filme: há uma química gostosa entre o casal – Julie está esplêndida e Pinsent brilha na pele de um personagem dividido entre a razão e a emoção (que reflete o ser humano indeciso diante de situações tão delicadas e ao mesmo tempo tão comuns de nós) –, uma dose equilibrada de romance, drama e humor, e um desfecho lírico na medida certa para comover os mais sensíveis. Os românticos não devem perder. Por Felipe Brida

Título original: Away from her
País/Ano: Canadá, 2006
Elenco: Gordon Pinsent, Julie Christie, Michael Murphy, Olympia Dukakis, Wendy Crewson, Alberta Watson, Grace Lynn Kung
Direção: Sarah Polley
Gênero: Drama
Duração: 109 min.
Lançamento: Primeira quinzena de setembro
Distribuidora: Lions Gate/ Moviemobz

Nenhum comentário: