segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Especiais Sobre Cinema


Brazilian Film Festival of Toronto encerra programação com 234 filmes inscritos

Cineastas de todo o país enviaram seus filmes para participar da mostra competitiva da segunda edição do Brazilian Film Festival of Toronto (Festival de Cinema Brasileiro em Toronto) que será realizado no Bloor Cinema, em Toronto, sul do Canadá, entre os dias 6 e 9 de novembro. Dos 234 filmes inscritos, sete são de co-produções realizadas com a Bélgica, Estados Unidos, Cuba, Espanha, Canadá, Alemanha e Portugal. A curadoria do Festival é do jornalista e crítico de cinema, Celso Sabadin. O Conselho Consultivo do Festival é formado por Paulo Mendonça (Canal Brasil) e pelos jornalistas Adhemar Altieri, Adriana de Castro, José Roberto Luchetti e Malu Mota.
A mostra engloba filmes de longa, média e curta metragem de todos os gêneros (documentário, ficção, drama, comédia, animação, suspense, terror, experimental, musical e infantil). Os filmes escolhidos concorrerão ao Troféu Golden Maple, desenvolvido pelo designer Nilson J. dos Santos, da Ponto & Letra. São cinco categorias: melhor ator, atriz, diretor, filme e o melhor do público. Conheça mais sobre o festival: http://www.brafft.com

Up to 3

Em sua segunda edição, o Festival de Cinema Brasileiro de Toronto também realiza o UP TO 3´ (http://www.upto3.ca/), mostra de animação de até três minutos de duração, nas categorias autoral e acadêmico. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro, e a seleção será realizada por um Conselho que reúne profissionais de diversas áreas que se utilizam da animação – games, novas mídias, autoral, publicidade, mercado de entretenimento e quadrinhos – com o objetivo de trazer uma análise de visão multidisciplinar das obras.

Repercussão

Em 2007 foram apresentados 20 filmes na primeira edição do Festival. Como fruto do trabalho desenvolvido em 2007 – o evento está registrado na Ancine e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2008, publicado pela Associação Cultural Kinoforum - os organizadores do Festival foram convidados para co-apresentar filmes no Festival de Cinema de Língua Portuguesa de Toronto. Os filmes indicados foram: "O Rito de Ismael Ivo" e "O Moleque" (foto ao lado), do cineasta Ari Cândido Fernandes, premiado como melhor curta do Festival. Co-apresentaram também uma mini-mostra de filmes brasileiros durante o “Ritmo y Color Festival”, que apresenta a arte e a cultura latino-america no Harbourfront Centre, um dos pólos culturais mais importantes de Toronto. O público aplaudiu cinco filmes: Os dois filhos de Francisco (Breno Silveira), Vinícius (Miguel Faria Júnior), Doutores da Alegria (Mara Mourão), A pessoa é para o que nasce (Roberto Berliner) e À meia-noite levarei a sua alma (José Mojica Marins).

Iniciativa

A iniciativa do festival é fruto de uma parceria entre a empresa brasileira Puente, da jornalista Cecília Queiroz e da canadense Southern Mirrors, da atriz e produtora cultural Bárbara de la Fuente. Segundo as organizadoras, o número de inscritos reforça o aquecimento do mercado e possibilita mostrar ao público canadense a diversidade do cinema nacional e sua interpretação sobre a cultura brasileira.
O Festival possui registro junto à Lei Rouanet e está atualmente em fase de captação de patrocínio para sua segunda edição. Tem apoio das empresas canadenses Mellohawk, Tourism Toronto, Sementeira, A Docuvixen Film, CMichelon, Abacus, PanTV, Wave Magazine, Real Trade Magazine e das brasileiras Miolo, Quanta, Canal Brasil, Revista de Cinema, Abrafic – Association of Brazilian Film Comission, CEC - Centro de Educação Canadense, Planeta Tela, Ponto e Letra, Gráfica Iara, Graffbox Embalagens, SPTuris - São Paulo Turismo, São Paulo Convention Bureau, Roteiro do Imóvel, Instituto Cefac, Castellano, Bono & Peixoto Advogados e Consultores Jurídicos, além do Jornal Centro em Foco, Jornal do Golfe, portal WMulher, Curta o Curta e Projeto 123. Por Felipe Brida (com informações da Puente Agência de Comunicação).

Nenhum comentário: