terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cine Lançamento


Ponto de vista

Na abertura de uma conferência sobre combate ao terrorismo em Salamanca, Espanha, o presidente dos Estados Unidos Ashton (William Hurt) é baleado. Dois agentes do Serviço Secreto, Barnes (Dennis Quaid) e Taylor (Matthew Fox), encarregados da proteção da autoridade política, saem à captura dos criminosos. Na multidão alvoroçada está o turista Howard Lewis (Forest Whitaker), que, com uma câmera portátil, filma todo o crime. A partir daí diversos pontos de vista mostram o que realmente aconteceu naquela fatídica tarde.

Em sua primeira investida em longa-metragem, o diretor de seriados Pete Travis demonstra competência com esta movimentada fita policial, criativa e cheio de peripécias. A proposta do filme trabalha um atentado – e suas conseqüências de âmbito social – sob as diferentes perspectivas dos principais envolvidos no incidente. E a cada etapa do processo, novos detalhes sobre o caso são acrescentados à trama, o que faz da fita um gigante quebra-cabeça.
Basicamente a idéia central está aí. E o resultado só dá certo graças à nervosa edição, concebida pelo especialista Stuart Baird, indicado duas vezes ao Oscar – “Nas montanhas dos gorilas” (1988) e “Superman – O filme” (1978).
Apesar do vai-e-vem da apresentação inicial da história, que parece nunca decolar, a narrativa só se destrincha na metade da fita. É quando o ritmo muda e cai nos exageros, principalmente a partir da reviravolta danada envolvendo o presidente. Por falar em excessos, preparem-se para barulhentas perseguições à la “Ronin”, uma marmelada de tirar o fôlego.
A poderosa temática sobre ataques terroristas emoldura um painel recortado sobre a criminalidade urbana gerada pelo extremismo. Como complemento evidencia-se também uma pequena amostra de uma sociedade multiétnica dominada pela intolerância pós-moderna, sob a ótica do medo dos norte-americanos em decorrência do 11 de setembro. Em razão de um tema tão forte e discutido fica fácil perdoar os exageros e as mensagens patrióticas.
Rodado no México e com vistas aéreas da real Salamanca, na Espanha, o longa é criativo e ainda faz questionar valores sociais. No elenco, importantes nomes do cinema como Dennis Quaid, Forest Whitaker, William Hurt e Sigourney Weaver (ainda que em papel pequeno).
Vale destacar que a “brincadeira” com a linguagem (unir perspectivas passo a passo para chegar à uma verdade unânime) não é inovadora. A técnica é antiga – remete a “Rashomon” (1950, de Kurosawa) – porém atualmente pouco utilizada pelos cineastas. Por Felipe Brida

Título original: Vantage point
País/Ano: EUA, 2008
Elenco: Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, William Hurt, Sigourney Weaver, Bruce McGill, Edgar Ramirez, Eduardo Noriega, .
Direção: Pete Travis
Gênero: Policial/Drama
Duração: 90 min.
Lançamento: Segunda quinzena de agosto
Distribuidora: Columbia Pictures

Nenhum comentário: