segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Especial de cinema


Os bons filmes da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – parte 5

A 47ª Mostra Intl. de Cinema de SP começou no dia 19/10 e segue até dia 01/11, com sessões presenciais em diversas salas de cinema da capital e também em três plataformas online (com sessões gratuitas), que são o Sesc Digital (https://sesc.digital/home), Itaú Cultural Play (https://assista.itauculturalplay.com.br/Home) e SPCine Play (https://www.spcineplay.com.br), com limite de views. Confira drops com rápidos comentários dos bons filmes desse ano da Mostra que conferi nos últimos dias.

 

Fotofobia (Eslováquia/República Tcheca/Ucrânia, 2023, de Ivan Ostrochovský)

 

Em Kharkiv, numa das maiores cidades ucranianas, o garoto Niki, de 12 anos, vive com a família numa estação de metrô, para se esconder da guerra que se arrasta acima deles. Ele nunca sai de lá, pois é grande o risco de morrer. No subsolo, ouve diariamente tiros e bombas. Um dia, conhece Vika, uma menina de 11 anos, e juntos vão explorar a estação de metrô, e tentar subir para a superfície. É um dos bons documentários da Mostra de 2023, que se assemelha a um filme ficcional, pela forma como se narra a história. Mostra como uma criança encara uma guerra e como ela lida com seus pares para escapar dessa dura realidade. A guerra Ucrânia e Rússia segue há um ano e meio e virou tema de diversos filmes da Mostra desse ano. Ganhou prêmio especial na Jornada dos Autores do Festival de Veneza e foi exibido no Festival de Varsóvia. Exibição presencial ainda nos dias 30 e 31/10.

 


 Anatomia de uma queda (França, 2023, de Justine Triet)

 

Aguardado pelo público que acompanha a Mostra, por ter sido o ganhador da Palma de Ouro desse ano, o novo trabalho da diretora Justine Triet é um ótimo exemplar do novo cinema da França, um filme de 151 minutos dividido em duas partes; na primeira, acompanhamos uma escritora alemã que encontra o marido morto no quintal de casa, situada nos Alpes. Foi o filho de 11 anos, que possui problemas de visão, quem encontrou o corpo estirado no chão com um ferimento na cabeça e gritou pela mãe. Na segunda parte do filme, temos um autêntico drama de tribunal – a mulher é acusada de ter matado o marido, mesmo existindo hipótese de uma queda do telhado. Ela matou mesmo? O marido caiu? Alguém o jogou de lá? Ao longo de uma trama complexa, cheia de pecinhas soltas, acompanhamos o relacionamento tumultuado do casal e o que levou o filho a perder parte da visão, ou seja, investiga-se profundamente o histórico daquela família. É um dos melhores filmes do ano e deve ser finalista do Oscar, acredito que de filme estrangeiro e de melhor atriz para Sandra Hüller, que atua de maneira versátil e faz uma entrega de personagem impressionante. Exibição na Mostra ainda nos dias 31/10 e 01/11.

 


 Zona de interesse (Reino Unido/Polônia/EUA, 2023, de Jonathan Glazer)

 

Ganhador de quatro prêmios em Cannes, incluindo o do júri e o da crítica, esse é um grande filme e o retorno de Jonathan Glazer, que não filmava desde ‘Sob a pele’, ou seja, há 10 anos. E voltou com tudo em novo trabalho autoral, alegórico e que trata da ideia da ‘banalidade do mal’, de Hannah Arendt. Uma família alemã leva uma vida perfeita durante os horrores da Segunda Guerra; são eles um comandante e sua esposa, que moram a poucos metros do campo de Auschwitz, e para não encarar diariamente as atrocidades ao fundo, o casal ergue na casa um muro alto com flores, cercado por hortas. Ela, interpretado por Sandra Hüller, cuida dos filhos pequenos, faz festas na piscina, cantam e dançam, enquanto ao lado a fumaça de corpos de judeus queimados sobe pelos ares. Eu achei aterrador mesmo não mostrando um pingo de violência; tudo é subentendido, nos olhares e nas cenas de fundo. Glazer filma tudo distanciado, sem close, com o elenco afastado, e com enquadramentos geométricos, para comparar a arquitetura da casa com a arquitetura dos campos de concentração, ou seja, evidenciar a alienação e a arquitetura do mal. Baseado no livro de Martin Amis. Exibição presencial ainda nos dias 30 e 31/10.



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