terça-feira, 3 de outubro de 2023

Especial de Cinema


Festival do Rio entra em sua 25ª edição com 40 estreias mundiais


Tem início nesta quinta-feira, dia 05 de outubro, a 25ª edição do Festival do Rio, um dos eventos de cinema mais importantes do Brasil, que levará ao público 40 estreias mundiais, dentro de uma programação com 53 longas e 38 curtas-metragens, muitos deles premiados em festivais como Berlim, Cannes, Jerusalem, San Sebastian, Sydney e Veneza.
Em formato presencial, o Festival do Rio terá sessões de filmes brasileiros em mostras competitivas e não-competitivas na Première Brasil, além de exibição de filmes internacionais dentro das seguintes programações: Panorama do Cinema Mundial, Midnight Movies e Itinerários Únicos.
Fundado em 1999 após a junção da Mostra Banco Nacional e do Rio Cine Festival, eventos que integravam o calendário cultural da cidade do Rio desde a década de 1980, o Festival do Rio (Rio de Janeiro Int'l Film Festival) tornou-se uma vitrine para se conhecer a cinematografia de diversos países, da Europa, África, América Latina, Ásia, Oceania e Oriente Médio, bem como produções das Américas do Norte e Central.
O evento é realizado pelo Cinema do Rio e pelo Cima - Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, responsáveis pela produção do Festival e do RioMarket, evento que reúne profissionais de empresas nacionais e internacionais da indústria audiovisual com a realização de seminários, workshops, rodadas de negócios e sessões de mercado.
O Festival do Rio conta com patrocínio Master da Shell e da Lei Rouanet, apoio especial da Rio Filme e da Prefeitura do Rio, apoio da Ancine e da Firjan-Senai e promoção da GloboFilmes e do Telecine.
Nos 25 anos de existência do Festival, passaram por lá cineastas como Dario Argento, Stephen Frears, François Ozon e Luca Guadagnino, além de astros e estrelas como Helen Mirren, Isabelle Huppert, Samuel L. Jackson, Forest Whitaker, Ricardo Darín e Willem Dafoe.

Filmes

A abertura do Festival do Rio será com a animação “Atirem no pianista’, de Javier Mariscal e Fernando Trueba, e o encerramento contará com a exibição de Priscila, de Sofia Coppola. Haverá a premiére de filmes brasileiros como Pedágio, de Carolina Markowicz, Levante, de Lillah Halla, O mensageiro, de Lúcia Murat, Meu nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi, e A festa de Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, e sessões de Mussum, o filmis, de Sílvio Guindane, Meu sangue ferve por você, de Paulo Machline, A flor do buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, Leme do destino, de Julio Bressane, Invisíveis, de Heitor Dhalia, e Rio da dúvida, de Joel Pizzini.
Filmes internacionais premiados serão exibidos, como Vidas passadas, de Celine Song, Pobres criaturas, de Yorgos Lanthimos, Monster, de  Hirokazu Koreeda, Firebrand, de Karim Ainouz, May december, de Todd Haynes, Dogman, de Luc Besson, Reality, de Tina Satter, Cães de caça, de Kamal Lazraq, Seneca - A respeito dos terremotos, de Robert Schwentke, O vilarejo El Eco, de Tatiana Huezo, Sabor da vida, de Tràn Anh Hùng, Perfect days, de Wim Wenders, Nuclear now, de Oliver Stone, l’ordine del tempo, de Liliana Cavani, Um amor, de Isabel Coixet, Conto de fadas, de Aleksandr Sokurov, Não abra!, de Bishal Dutta, Os impactados, de Lucia Puenzo, As paredes falam, de Carlos Saura, e All of us strangers, Andrew Haigh.







Ingressos e salas de exibição

A venda dos ingressos teve início ontem. Foram destinados 80% de ingressos para venda antecipada e 20% no dia da sessão. A compra pode ser por aplicativos e sites como ingresso.com. Há apenas um pacote promocional, de seis ingressos por R$ 85,50. Também é disponibilizada meia-entrada para estudantes, idosos e professores.
As sessões ocorrerão em diversas salas no Rio de Janeiro e em Niterói, como Cine Odeon, Kinoplex São Luiz, Estação Net Rio, Estação Net Gávea, Estação Net Botafogo e Reserva Cultural de Niterói.
Haverá distribuição de ingressos gratuitos de filmes brasileiros, como os infantis “Perlimps” e “Tarsilinha”, de longas premiados como “O clube dos anjos” e “Medusa”, e de clássicos como “Cinco vezes favela” e “Macunaíma”.
Mais informações no site do festival ou nas redes sociais - https://www.festivaldorio.com.br/

Nenhum comentário: