"Não gostei daquele pneu. A sombra dele era muito esquisita. O sol batia em nossas costas, porém a sombra do pneu se estendia em nossa direção. Mas tudo bem, ele estava longe. No geral, nada ameaçador, pode-se trabalhar com isso. Se ainda soubesse o que era aquele brilho prateado... ou foi apenas fruto de minha imaginação?".
Trecho do complexo romance 'Piquenique na estrada" (1972), dos irmãos Arkádi e Boris Strugátski, os mais famosos escritores de ficção científica da União Soviética. O livro foi lançado no Brasil pela Editora Aleph, especializada em literatura scifi, em capa dura, em 2017 (320 páginas, tradução de Tatiana Larkina).
A obra inspirou o cultuado filme de Andrei Tarkovski "Stalker", ganhador do prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes em 1980, e trata de uma expedição ilegal a uma área protegida pelo governo, considerada proibida após ser palco de invasões alienígenas. À frente da expedição estão Redrick e um grupo de stalkers, intrusos que pretendem coletar estranhos objetos deixados pelos extraterráqueos para revendê-los.
Misterioso e filosófico, com pegada existencialista, o livro (e também isso se aplica ao filme) faz uma alegoria ao contato do humano com os alienígenas, ao mundo desconhecido e aterrador além das fronteiras da Terra, e ainda é uma crítica feroz à Guerra Fria e à insignificância humana. Leia e assista ao filme!
terça-feira, 20 de julho de 2021
Dica de Leitura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário