segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Resenha Especial



Cícero Dias: O compadre de Picasso

Documentário sobre o longo período em que o pintor modernista Cícero Dias (1907-2003) viveu em Paris, onde ficou amigo próximo de artistas plásticos mundialmente famosos, como Pablo Picasso e Henri Matisse.

Integrou a seleção oficial do “É tudo verdade”, o festival mais importante de documentário no Brasil, esse filme único e de grande beleza, que tem narração de Fernanda Montenegro e Othon Bastos. A direção poética de Vladimir Carvalho (com quem tive a honra de ser jurado em 2009 no Festival de Cinema de Goiânia) faz ressaltar o brilho do personagem-tema, um dos artistas plásticos mais contemplados fora do Brasil, Cícero Dias. Carvalho, hoje aos 85 anos, é um mestre do cinema documental, assim como Eduardo Coutinho (para mim os dois maiores documentaristas brasileiros), diretor de pelo menos quatro obras-primas do doc nacional, “O país de São Saruê” (1971), “Conterrâneos velhos de guerra” (1991), “O engenho de Zé Lins” (2007) e “Rock Brasília: Era de ouro” (2011) – ele é irmão mais velho do diretor de fotografia Walter Carvalho (de “Central do Brasil”), que também dirigiu filmes como “Cazuza – O tempo não para” (2004) e “Raul: O início, o fim e o meio” (2012).
Nessa coprodução Vertovisão e Canal Brasil, distribuído em DVD pela Bretz Filmes, é reconstruída a carreira do pintor modernista nascido no Pernambuco enquanto esteve em Paris – Cícero Dias mudou bem novo para lá, conviveu com Picasso, Matisse e outros artistas plásticos que revolucionaram cor e forma no século XX. No filme aparecem fotografias históricas de Dias por Paris, em seu ateliê, pelas ruas da capital da França e com os artistas mencionados, além de gravações raras dele e depoimentos de amigos e familiares.
Uma homenagem sincera para um artista plástico considerado um criador nato, que retratou a realidade do Nordeste e o projetou pelo mundo afora. Deixou uma frase que resumia seu processo criativo e estampa a lápide onde está enterrado, no cemitério de Montparnasse: “Eu vi o mundo... ele começava no Recife”. Assista e conheça vida e obra de Dias.

Cícero Dias: O compadre de Picasso (Idem). Brasil, 2016, 79 minutos. Documentário. Preto-e-branco/Colorido. Dirigido por Vladimir Carvalho. Distribuição: Bretz Filmes

Nenhum comentário: