sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Cine Lançamento



Era uma vez em... Hollywood

Na Los Angeles de 1969, o astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) tem no dublê Cliff Booth (Brad Pitt) seu amigo pessoal de longa data, um verdadeiro companheiro de bebidas e conversas para se jogar fora. Dalton pretende alavancar seu nome no cinema e para isso conta com a ajuda de Booth numa época em que Hollywood passa por grandes transformações. Num dia qualquer o ator descobre que seus vizinhos são nada mais nada menos o diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha) e a esposa, a modelo e atriz do momento (Margot Robbie). Será que a sorte conspira a seu favor?

Um dos melhores e mais aguardados filmes do ano, “Era uma vez em ... Hollywood”, nono trabalho do diretor Quentin Tarantino, acaba de ser lançado pela Sony Pictures em DVD, Bluray e nas plataformas digitais. Recebeu cinco indicações ao Globo de Ouro, cuja premiação será no próximo mês, no dia 05 de janeiro, e deve ser finalista ao Oscar de 2020 – no Globo de Ouro está nomeado nas categorias de melhor filme – Comédia ou musical, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Brad Pitt), melhor diretor e melhor roteiro (ambos de Tarantino).
Nesse tributo ao final da Era de Ouro de Hollywood, o controverso cineasta volta-se a uma época de intensa transformação na indústria de cinema, causada, dentre outros motivos, pela expansão da TV. A história da trama inteira ocorre no nítido ano de 1969, com pano de fundo da Contracultura, dos bastidores do cinema de ação e do western em Los Angeles, e ao caso Sharon Tate, atriz e modelo que no auge da carreira foi brutalmente assassinada por membros da seita de Charles Manson.


Seguindo os passos de Robert Altman, a quem o diretor sempre se inspirou, Tarantino novamente conta histórias paralelas e as cruza no final, onde tudo pode acontecer (é Tarantino, né!). A principal delas é o estreito laço de amizade entre um astro da TV (DiCaprio, super bem) e seu dublê (Pitt, brilhante, merecedor de Globo de Ouro e deverá ser indicado ao Oscar), enquanto o primeiro tenta se reinventar e ambiciona engrenar no mundo do cinema. Haverá uma série de complicadores, frustrações, ou seja, nada será fácil tampouco sairá como planejado! Prepare a mente para um autêntico cinema tarantinesco, com humor afiado, easter eggs com referências abundantes à cultura pop e menções inteligentes ao mundo do cinema, diálogos longos e caprichados, e, claro, a violência inesperada (aqui bem rápida, no entanto sanguinária).
Desde a estreia no cinema em 1992 com “Cães de aluguel” o diretor sabe escalar um elenco coadjuvante de peso e aproveitá-lo; aqui temos Margot Robbie, Margareth Qualley, Timothy Olyphant, Luke Perry, Austin Butler, Dakota Fanning, Emile Hirsch, a garotinha Julia Butters e dois veteranos, Bruce Dern e Al Pacino. Também recorreu a uma trilha sonora com tudo o que houve de melhor no final da década de 60, por exemplo, Joe Cocker, Simon & Garfunkel, José Feliciano, Neil Diamond, Deep Purple e Aretha Franklin. “Bring a little lovin'”, de Los Bravos, já virou hit do filme, e Tarantino ainda reutilizou com criatividade trilhas clássicas de três compositores geniais do cinema, Bernard Herrmann, Lalo Schifrin e Elmer Bernstein. Se você não viu, está esperando o quê?

Disponível em DVD (disco simples) e em Bluray (disco simples e em edição especial em Steelbook), além de aluguel e compra em plataformas digitais, como Now, Apple TV, Google Play, Sky Play, Vivo Play, Looke, Oi Play, Playstation Store e Microsoft Filmes & TV.

Era uma vez em... Hollywood (Once upon a time... in Hollywood). EUA/ Reino Unido/ China, 2019, 161 minutos. Drama/Comédia. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Quentin Tarantino. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: