segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Cine Lançamento



A aparição

Jornalista ferido em uma guerra, Jacques (Vincent Lindon) é enviado ao Vaticano para auxiliar a Igreja Católica na investigação de uma jovem que diz ter visto a Virgem Maria. O complexo caso dividirá a opinião pública, e fará com que Jacques duvide de sua própria fé.

Um bom e modesto drama religioso francês protagonizado por um dos atores mais requisitados da França da atualidade, o versátil Vincent Lindon, que já atuou em cerca de 70 filmes, desde os anos 80 (hoje ele tem 60 anos, fez bons trabalhos em “Tudo por ela”, “Tudo o que desejamos”, “Rodin” etc). Outro ponto alto é a participação da atriz-revelação que pelo papel da garota que vê a Virgem Maria concorreu ao Cesar, Galatéa Bellugi.
É a jornada de um jornalista francês ferido recentemente em uma guerra, onde ficou com sequelas na audição, quando é convidado para compor uma comissão de investigação canônica sigilosa. O caso, ocorrido num vilarejo no interior da França, envolve uma devotada garota chamada Anna, que diz ter visto Nossa Senhora. Chegando lá, vê que a menina de jeito introspectivo é protegida por um padre local, assim como pela comunidade extremamente católica, e acaba malvisto por lá. A menina virou uma celebridade religiosa, quase uma santa, estampando artigos que são vendidos com sua imagem. Enquanto isso, a igreja decide se o caso ocorreu ou não, com a ajuda do jornalista, que encontrará pedras pelo caminho - sua vida será revirada de ponta cabeça e ele reverá a própria fé.


No filme discute-se o mistério da fé e o poder da devoção das comunidades religiosas em torno de possíveis santos. Durante as 2h24 de projeção, paira a grande dúvida sobre a garota, se Nossa Senhora apareceu ou não para ela. Você só terá respostas nos minutos finais – aliás, curti o desfecho diferente e imprevisível!
Roteiro e direção de Xavier Giannoli, de “Marguerite” (2015, refilmado um ano depois por Stephen Frears, com Meryl Streep). Lançado nos cinemas em agosto de 2018, saiu em DVD recentemente pela Focus Filmes, do grupo A2 Filmes.

A aparição (L'apparition). França/Bélgica/Jordânia, 2018, 144 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Xavier Giannoli. Distribuição: Focus Filmes


Nenhum comentário: