sábado, 23 de novembro de 2013

Cine Lançamento


Anna Karenina

Rússia, final do século XIX. De família aristocrática, a bela Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Karenin (Jude Law), influente funcionário do governo e integrante da alta sociedade russa. Em uma viagem para tratar assuntos familiares, Anna é cortejada pelo Conde Vronsky (Aaron Johnson), que o rejeita de todas as formas. Ao retornar para sua cidade, ela reencontra Vronsky na estação de trem, e ele confessa o amor que sente. Anna então resolve separar-se do marido para ficar com o conde. A partir daí, a vida da aristocrata se transformará em pesadelos e traições.

Ousada e pujante versão para as telas de um dos clássicos da literatura russa, a história de amor de Anna Karenina, de Leo Tolstoy (o mesmo de “Guerra e paz”). Com um brilhantismo estético que mescla teatro e cinema, ao mesmo tempo misturando magia e realidade, não é uma adaptação fiel ao livro - até a concepção da narrativa ultrapassa qualquer limite; é semelhante a um espetáculo teatral filmado, com interferências propositais dos figurantes, que entram em cena para arrumar o estúdio, rearranjar o ambiente, colocar tapete e mesas na sala, enquanto os personagens da linha central fazem a história de amor (e traição?) acontecer. Por seguir uma linguagem não convencional, original em formato e continuidade, o filme deverá causar estranhamento no público habituado nas velhas tradições...
Produção inglesa de longa duração (tem quase 2h10), a nova roupagem de ‘Anna Karenina’ venceu o Oscar de melhor figurino esse ano, sendo indicado ainda em outras três categorias (fotografia, trilha sonora e direção de arte – três elementos de existência primordial dessa suntuosa versão), e recebeu prêmios e indicações em zilhões de festivais, como Globo de Ouro e Bafta.
Em seu terceiro trabalho com o aclamado diretor Joe Wright (antes foram “Orgulho e preconceito” e o magnífico “Desejo e reparação”), Keira Knightley assume a identidade de Anna com maestria, incorporando os anseios dessa mulher moderna, disposta a amar livremente e enfrentar a dura sociedade da época. Jude Law e Aaaron Johnson também se destacam nos papéis dos amantes da jovem aristocrata.
Com final amargo, sucedido por imagens oníricas abertas a interpretações, o filme mantém a questão do começo ao fim: Anna traiu Vronsky? Uma obra rica em plasticidade, cores, figurino, direção de arte, atuações e criatividade. Conheça. Por Felipe Brida


Anna Karenina (Idem). Inglaterra, 2012, 129 min. Drama/Romance. Dirigido por Joe Wright. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: