sábado, 9 de novembro de 2013

Cine Lançamento


Guerra mundial Z

Uma pandemia alastra-se em poucos dias pelo mundo ameaçando destruir a humanidade. Em todos os países da Terra, um vírus desconhecido espalha-se pelo ar, contamina as pessoas e as transforma em zumbis ferozes. Para frear a calamidade pública, entra em ação o ex-investigador das Nações Unidas Gerry Lane (Brad Pitt). Com o apoio do governo americano, inicia uma corrida contra o tempo para localizar o antídoto para proteger a população mundial.

Há tempos permanece na minha lista dos melhores blockbusters do ano (e sei que na de muitos também), junto de “Além da escuridão: Star Trek”. Sensacional na edição, na fotografia escurecida, na recriação do clima de tensão e medo, com momentos memoráveis de apavorar (a sequência dos zumbis escalando o muro de Israel virou ícone e capa do filme, assim como a do desastre do avião). O uso de efeitos visuais inovadores e realistas e o recurso bombástico de câmeras violentas propagam uma estética diferenciada no gênero de terror. Aliás, o filme adota horror, ficção científica e ação, ao mesmo tempo, englobando as características de cada uma dessas linhas.
Brad Pitt reforça o elenco de nomes desconhecidos, à frente da trama como um antigo investigador da ONU que, em férias com a família, presencia o início das infestações do vírus. Ele larga tudo para poder salvar a humanidade de um caos emergente relacionado à saúde pública.
A produção manteve o suspense em divulgar que o filme envolvia zumbis, até porque o subgênero está na moda, e este é um ‘zombie movie’ bem diferente daqueles que conhecemos. Os próprios teasers e trailers mais antigos desviavam desse foco, tudo como estratégia de marketing para surpreender o público nas cadeiras do cinema (“Guerra mundial Z” teve bilheteria muito boa, mas abaixo do esperado – U$ 202 milhões).
Filme de qualidade, dos bons da safra de 2013, com acertos em cheio, graças à mão inovadora do cineasta alemão Marc Forster (de “A última ceia” e “O caçador de pipas”).
O filme sai em DVD (em edição simples e dupla, com documentário e making off imperdíveis) e em Blu-ray. Obrigatório aos fãs! Por Felipe Brida

Guerra mundial Z (World war Z). EUA/Malta, 2013, 116 min. Ação/Horror. Dirigido por Marc Forster. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: