terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Especial sobre cinema


Considerações sobre o Oscar 2013

Para encerrar o assunto "Oscar", minha opinião sobre a noite de domingo.
A Academia, de uns poucos anos para cá, pulveriza bem os prêmios. Não existe mais lógica dar oito, nove, dez estatuetas para o mesmo filme, mesmo que merecido. Divide-se o bolo, uma fatia para cada um. Lembremos de "O discurso do rei", em 2011, que ganhou quatro, incluindo melhor filme e diretor, e em 2012, "O artista", cinco, também de filme e diretor.
"Argo" acaba de receber três, incluindo o grande da noite, melhor filme, mas não o de diretor, que foi para Ang Lee. A famigerada dobradinha, filme-diretor, caiu por terra. Pode ser um sinal para uma nova mentalidade da Academia. E todas as produções, ontem, levaram pelo menos um, para motivo de comemoração: As aventuras de Pi, Django livre, A hora mais escura, Amor, O lado bom da vida, Lincoln e Os miseráveis. E até os com menos indicações, como Anna Karenina e 007 - Operação Skyfall, ganharam algo.
Por fim, considero "Argo" um filme digno, de uma história muito intensa e curiosa, porém não daria a Ben Affleck o melhor do ano não. Mas de uma coisa fico satisfeito: tivemos um pouco para todos. Quem sabe isto se repita em 2014, 2015, 2016 etc. Por Felipe Brida

Nenhum comentário: