segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cine Lançamento



Frankenweenie

O garoto Victor (voz de Charlie Tahan) perde seu cãozinho de estimação, Sparky, em um atropelamento. Triste com a morte, ele resolve ressuscitar o animal por meio de um experimento científico com eletricidade. Sparky retorna à vida, causando alvoroço no bairro e inúmeras peripécias.

Nova animação dark de Tim Burton sobre mortos-vivos (antes havia dirigido “A noiva cadáver”), idealizado a partir de um média-metragem do diretor, de mesmo título, lançado em 1984. Pouca gente viu o original dele, que era bem artesanal e nem chegou a ser exibido no Brasil. Então resta ao grande público conhecer essa pequena jóia de Burton, um cineasta especializado na estética do bizarro e do sombrio.
Rodado em preto-e-branco, o que de imediato causará rejeição por parte das pessoas, “Frankenweenie” faz claras referências a clássicos de terror dos anos 30 e 40, em especial os da Universal. A menção direta é a “Frankenstein” e “A noiva de Frankenstein”.
Na verdade, a história é de um Victor Frankenstein garotinho, que em vez de ressuscitar um bandido juntando membros de outros cadáveres, dá vida ao seu cão de estimação que morrera atropelado. Por ser um conhecedor de Física e Química e criar experimentos no fundo de casa, consegue, com resultado extraordinário, o sonho de dar vida ao bichinho falecido, tendo-o novamente ao seu lado. Mesmo que ele esteja com aspecto pálido, com a carne podre, com marcas e incisões e a cabeça costurada, algo que causará um susto na cidade. Os amiguinhos de classe de Victor tentam imitá-lo, ressuscitando seus animaizinhos que morreram (sapo, tartaruga), com conseqüências desastrosas.
Uma aventura emocionante, que dificilmente encontrará público. Crianças acharão entediante por ser PB e pelas figuras estranhas, deformadas, tipicamente expressionistas. Acredito que jovens e adultos curtirão mais as criaturas, a trama original e as referências metalingüísticas.
Consegue divertir e causar leves sustos. Enfim, um exercício de estética para poucos, inovador e que resulta numa inteligente brincadeira no mundo do terror. Distribuído no mercado pela Disney, que não costuma promover fitas sombrias, conta ainda com as vozes de nomes famosos do cinema, como Catherine O’Hara, Martin Short, Martin Landau, Winona Ryder e Christopher Lee. Já em DVD. Por Felipe Brida

Frankenweenie (Idem). EUA, 2012, 87 min. Animação. Dirigido por Tim Burton. Distribuição: Walt Disney

Nenhum comentário: