terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Especial sobre cinema


Oscar 2013: Argo ganha melhor filme

O drama Argo, baseado em uma incrível história real, foi o grande vencedor do Oscar na noite de domingo. A produção, dirigida e protagonizada por Ben Affleck, recebeu o prêmio de melhor filme e também os de melhor roteiro adaptado e edição. Três, dos sete que disputou. Ben Affleck subiu ao palco para receber a estatueta (foto abaixo).
Em número de Oscar, “As aventuras de Pi” saiu-se o vitorioso: quatro no total, nas categorias melhor diretor (Ang Lee), fotografia, efeitos visuais e trilha sonora (Mychael Danna). É o segundo prêmio que o chinês Ang Lee leva da Academia; em 2006 ganhara como diretor por “O segredo de Brokeback Mountain”, e cinco anos antes, indicado por “O tigre e o dragão”.
O favorito da edição 2013 do Oscar, o biográfico “Lincoln”, sobre a vida do presidente americano assassinado, ganhou apenas dois das 12 indicações: melhor direção de arte e ator, para o soberbo Daniel Day-Lewis, que agora entrou na lista dos mais premiados pela Academia (três ao todo, igualando-se a Jack Nicholson, Meryl Streep e ao falecido Walter Brennan).
O longo musical “Os miseráveis”, baseado no romance de Victor Hugo, também era um dos grandes da noite, cogitado ao prêmio de melhor filme. Concorreu em oito categoriais, mas levou apenas três: melhor atriz coadjuvante (Anne Hathaway), edição de som e maquiagem.
O Oscar 2013 trouxe fatos raros: duas produções empataram na categoria edição de som (“A hora mais escura” e “007 – Operação Skyfall”) e um mesmo ator ganhou seu segundo Oscar num filme do mesmo diretor – o austríaco Christoph Waltz, como coadjuvante, dirigido por Quentin Tarantino (em 2010 por “Bastardos inglórios” e agora por “Django livre”).
A entrega do Oscar teve início às 22h30 de domingo, com término às 2h15 (horário de Brasília), e ocorreu no Dolby Theater (antigo Kodak Theater), em Los Angeles.
Confira todos os vencedores, abaixo. Por Felipe Brida




Filme

"Argo"

Diretor

Ang Lee ("As aventuras de Pi")

Ator

Daniel Day-Lewis ("Lincoln")

Atriz

Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")

Ator coadjuvante

Christoph Waltz ("Django livre")

Atriz coadjuvante

Anne Hathaway ("Os miseráveis")

Filme estrangeiro

"Amor" (Áustria)

Roteiro original

Quentin Tarantino ("Django livre")

Roteiro adaptado

Chris Terrio ("Argo")

Animação

"Valente"

Fotografia

"As aventuras de Pi"

Edição

"Argo"

Trilha sonora original

Mychael Danna ("As aventuras de Pi")

Canção original

"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall"

Efeitos visuais

"As aventuras de Pi"

Edição de som

"A hora mais escura"
"007 – Operação Skyfall"

Mixagem de som

"Os miseráveis"

Figurino

"Anna Karenina"

Direção de arte

"Lincoln"

Maquiagem

"Os miseráveis"

Documentário em longa-metragem

"Searching for a sugar man"

Documentário em curta-metragem

"Inocente"

Curta-metragem

"Curfew"

Curta-metragem de animação

"Paperman"


Nenhum comentário: