sábado, 6 de outubro de 2012

Cine Lançamento




O Lórax – Em busca da trúfula perdida

Para conquistar a garota que tanto ama, Ted (voz de Zac Efron), um menino de apenas 12 anos, sai à procura de uma árvore rara, a Trúfula, cujas flores coloridas encantam os olhos. Na jornada rumo ao desconhecido, entre florestas afastadas e percalços pelo caminho, Ted conhece a incrível história de Lórax (voz de Danny DeVito), uma criatura mágica protetora das árvores.

Dos mesmos realizadores de “Meu malvado favorito”, chega às locadoras uma bonita animação alegórica, com incisiva mensagem ambientalista, baseada no personagem homônimo de Dr. Seuss (1904-1991), um dos mestres das histórias infantis contemporâneas (o mesmo criador de “O Grinch” e “Horton e o mundo dos quem”).
Fez imenso sucesso nos cinemas esse ano, numa das bilheterias mais agitadas da temporada (rendeu U$ 335 milhões dos U$ 70 milhões gastos na produção), inclusive com boa aceitação no Brasil, onde muitos desconheciam o personagem Lórax, um animal redondo, alaranjado, de longos bigodes louros, conhecido como o protetor das florestas. Ranzinza, ele aparece em momentos de perigo à vista, em épocas de desequilíbrio da natureza (por exemplo, na época em que os homens iniciam devastação em massa das árvores). Ele apazigua os ânimos e parte para o ataque em caso de extrema necessidade. Ou seja, Lórax personifica a voz da razão, uma entidade sagrada (e até mística) que procura proteger o meio ambiente com unhas e dentes.
Contada em versos, com rimas e sonoridade, a animação tem mote didático e um aguçado lado crítico, adequado para crianças, jovens e adultos, ainda mais na atualidade em que se fala sobre ecologia e desenvolvimento sustentável.
Como nas adaptações anteriores de Dr. Seuss para o cinema, os próprios traços dos desenhos são destoantes e altamente coloridos (nada que lembre a Disney/Pixar), e a narrativa cantarolada e repleta de poesia pode causar estranheza ao público geral. Mas nada que tire o encantamento dessa inteligente fábula, conduzida por um garotinho, Ted, que mora em uma cidade futurista artificial, sem árvores pelas ruas. O lugar é comandado por um empresário meticuloso, o nanico The Once-ler, que vende a preço caríssimo ar engarrafado (já que o índice da poluição na cidade alcança números exorbitantes). Ted resolve impressionar a menina que gosta, pois ela tem o desejo de ver de perto uma árvore. Ele então sai da cidade à procura de uma, e no caminho torna-se amigo de uma misteriosa pessoa aprisionada em uma casa suspensa. É quando esta conta para Ted a historia de Lórax, e a aventura começa.
A partir da metade, o filme é narrado em flashbacks, por meio de lembranças do sábio encarcerado (que simboliza o vidente, ao mesmo tempo o estado caótico que o futuro nos reserva caso a devastação continue em larga escala).
Não posso contar mais porque a trama envolverá perigo pelos lados e surpresas emocionantes.  Encerro com a dica preciosa: essa nova animação da Universal é apaixonante, e vale cada segundo! Por Felipe Brida

O Lórax – Em busca da trúfula perdida (The Lorax). EUA, 2012, 86 min. Animação. Dirigido por Chris Renaud/Kyle Balda. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: