domingo, 21 de outubro de 2012

Cine Lançamento




Fúria de titãs 2

Poucos anos atrás, Perseu (Sam Worthington), filho de Zeus (Liam Neeson), derrotou bravamente o monstro Kraken, protegendo sua vila. Vive hoje como pescador e cuida do filho pequeno. Mas uma nova disputa entre os deuses ameaça libertar os Titãs. Para evitar o caos, Perseu aceita um novo desafio: descer ao submundo e resgatar Zeus das garras do demônio Hades (Ralph Fiennes), para assim fazer reinar a paz.

Uma continuação melhor do que a encomenda e em muitos aspectos (em especial os técnicos) até superior ao primeiro “Fúria de titãs” (de 2010) – que todos sabemos enfrentou dura rejeição da crítica. Vale lembrar que a produção de 2010 já era remake (desnecessário) de uma formidável fita cult de mesmo título, lançada em 1981.
Essa segunda epopeia com personagens da mitologia grega tem engrenagens consistentes: o roteiro intrigante aliado à ação sem parar (e agora com nova narrativa, inteiramente rodada com a câmera na mão, ou seja, com trepidações e movimentos realistas).
Aventura em dose dupla e maior teor de suspense. Tudo graças à mudança de diretor: no “Fúria” de 2010 quem assinava era o francês Louis Leterrier (de “Carga explosiva” e “Cão de briga”); agora, investiram em Jonathan Liebesman, um sul-africano sem muito crédito, já que seus projetos eram focados em fitas de terror barato (“No cair da noite” e “O massacre da serra elétrica: O início”). De maneira incrível, soube, com a câmera em punho, contar melhor a história do herói Perseu, infiltrando-se no centro dos conflitos, participando em primeiro plano dos vultosos ataques de monstros imbatíveis. Conseguiu um trunfo arriscado, que deu certo.
Outro destaque está no elenco. Três atores centrais do original retornam com mais presença: Worthington como o semideus Perseu; Fiennes, o guardião do inferno, Hades; e Neeson na figura de Zeus, irmão de Hades, em lado oposto.
Todo o filme é concebido em computação gráfica, com efeitos especiais de tirar o chapéu. Duas cenas memoráveis e bem recriadas valem destaque: a luta contra Ciclope (o gigante de um olho só) e o despertar do temível Deus Kronos.
Por essas e outras, “Fúria de titãs 2” surpreende, deixando pra trás o filme anterior. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre os deuses da mitologia e os dilemas existenciais que acompanham o homem desde seus primórdios, essa aventura é uma das opções. E serve, acima de tudo, como entretenimento.
Uma das boas bilheterias de 2012, arrecadando o dobro do custo da produção (que foi bem cara, de U$ 150 milhões). Já em DVD. Por Felipe Brida.

Fúria de titãs 2 (Wrath of the titans). EUA/Espanha, 2012, 99 min. Aventura. Dirigido por Jonathan Liebesman. Distribuição: Warner

Nenhum comentário: