segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cine Lançamento

.
Branca de Neve e o caçador
.
Detentora de uma invejável beleza, Branca de Neve (Kristen Stewart) vira uma ameaça à sua madrasta, a malvada rainha Ravenna (Charlize Theron), que a aprisiona na masmorra do castelo. Quando a jovem foge, Ravenna contrata um caçador (Chris Hemsworth) para matá-la. Perdida na Floresta Negra, Branca de Neve aproxima-se do caçador e vira sua aprendiz na arte de guerrear. Com o objetivo de destronar a rainha, a garota retorna ao reino com uma série de aliados.

Livre adaptação do conto dos Irmãos Grimm lançado esse ano junto com “Espelho, espelho meu”, que contam basicamente a mesma história, a da Branca de Neve. Aqui, há um visual requintado, repleto de efeitos visuais arrebatadores e um forte clima sombrio. Os pontos altos da obra. Devido ao grau de violência (lutas com espadas, sangue, monstros, figuras diabólicas), recebeu censura nos cinemas (14 anos), diferente de “Espelho, espelho meu”, que era mais engraçado e cheio de sutilezas.
A boa notícia: “Branca de Neve e o caçador” é um bom entretenimento, com roteiro original e pode ser classificado como épico – há um evidente cuidado nos acabamentos da direção de arte (por exemplo, a Floresta Negra, que dá medo de ver, com árvores assombradas cujos galhos viram serpentes). Tudo aliado a efeitos visuais em computação gráfica de indiscutível qualidade técnica. Por causa disso, o filme custou caro (U$ 170 milhões), e se olharmos bem obteve uma aceitável bilheteria (de u$ 309 milhões). E pelo fato da ambientação de filme de suspense, lembrou-me o curioso “Floresta Negra” (1997), outra adaptação de Branca de Neve, uma autêntica fita de terror, com anões perversos e Sigourney Weaver na pele da bruxa.
O defeito master era o que temíamos (e não teve jeito): escalaram a inexpressiva Kristen Stewart para ser Branca de Neve, aquela atriz com o habitual jeito Bella de ser, olhar pra baixo, tímida, sem expressão (ficou famosa na saga “Crepúsculo”, cuja herança tornou-se uma maldição para ela no cinema). Kristen ainda precisa aprender muito a atuar. E pelo andar da carruagem vai demorar.
Precisava de alguém talentoso para o papel central. Imagine a sacada brilhante da história: Branca de Neve foge das garras da madrasta má, caiu numa floresta amaldiçoada, contorna o caçador que quer mata-la e junto dele vira uma exímia guerreira, que vai liderar um grupo contra a rainha tirana. A ideia foi boa, porém a atriz não tem gás suficiente para encarar essa jornada de transformação. Uma pena.
Como contrapartida do péssimo trabalho da garota de “Crepúsculo”, eis que surge a belíssima e super boa atriz Charlize Theron, uma vilã de primeira, fria, como a madrasta de Branca de Neve, que conversa com o espelho – aqui, o espelho se transforma em um metal em formato de corpo humano, que sai da parede em direção à rainha (recurso novo). Ravenna é o nome dela, mulher fascinada pela beleza e que quer ser jovem pelo resto da vida, igualando-se à beleza da enteada, detentora de uma beleza única. Acho que não preciso me estender, pois a história é famosa em todos os cantos do planeta.
Claro que não poderiam faltar os anões, que auxiliam Branca de Neve na Floresta Negra. Aqui eles são criaturas arruaceiras e caçadores – o elenco de apoio conta com atores britânicos conhecidos, porém irreconhecíveis debaixo de uma maquiagem pesada, como Bob Hoskins, Ian McShane, Ray Winstone e Nick Frost.
Ainda sobre o elenco, o caçador, que não tem nome no filme, é interpretado pelo fortão Chris Hemsworth, o Thor do cinema, num papel parecido com o do deus da mitologia nórdica; inclusive luta contra monstros grandes. Uma variação do personagem que fez anos atrás, sem diferença alguma.
Todo filmado em locações próprias na Escócia e muitos ambientes modificados por computação gráfica, o filme é indicado para todos os públicos. Perdoam-se falhas no roteiro e deixa-se passar a interpretação pavorosa de Kristen (que não é novidade), pois o visual brilhante, a história diferente do que conhecemos, repleta de momentos incessantes de ação e efeitos gráficos, e o trabalho de Charlize Theron atingem um nível de alta sincronia.
Méritos do diretor inglês Rupert Sanders, que veio do cinema publicitário e realizou aqui seu primeiro longa, a bem da verdade uma produção consistente, segura. Pra encerrar, o romance dele com a atriz do filme, Kristen Stewart virou manchete nos principais jornais do mundo.  Ela, quase 20 anos a menos que ele, traiu o namorado, Robert Pattinson (seu par romântico na saga “Crepúsculo”), enquanto Sanders largou da esposa para iniciar o relacionamento, que dura até hoje. Mais um casal do cinema...
Indicado (e vendedor em algumas categorias) ao Teen Choice, prêmio dado a filmes para adolescente. Em DVD. Por Felipe Brida
.
Branca de Neve e o caçador (Snow White and the huntsman). EUA, 2012, 127 min. Ação. Dirigido por Rupert Sanders. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: