segunda-feira, 20 de junho de 2011

Viva Nostalgia!

.
O inferno é para os heróis


Em outono de 1944, durante a Segunda Guerra, um pequeno grupo de recrutas norte-americanos finge estar em maior número e invade terras alemãs para destruir as tropas nazistas. O plano dá certo até que o soldado Reese (Steve McQueen) revela um estranho prazer em matar.

Faz parte dos relançamentos de clássicos em DVD pela Paramount esse drama de guerra produzido em 1962 com Steve McQueen em início de carreira. O ator interpreta um jovem soldado americano neurótico, com instinto assassino, que, no período crítico da Segunda Guerra, transforma-se em uma máquina de matar. Com requintes sádicos, sente prazer em destruir os inimigos (os alemães, no caso) com minas escondidas e bombas. E faz tudo sozinho, pois o grupo de recrutas teme o pior e se sentem acuados.
Para o papel, McQueen encarna um homem sério, com barba mal feita e olhar de fúria – um dos bons personagens de sua extensa filmografia.
Rodado em poucas locações, mais em estúdio, todo em preto-e-branco (não se engane com a capa, que traz cenas coloridas), o filme pode ser classificado como drama psicológico sobre os horrores da guerra – com mensagem anti-guerra.
Assina a direção Don Siegel, grande parceiro de Clint Eastwood em diversas produções, que soube escalar um bom elenco de atores iniciantes, como o cantor Bobby Darin, Bob Newhart em sua estréia e James Coburn em uma pequena ponta. Por Felipe Brida

O inferno é para os heróis (Hell is for heroes). EUA, 1962, 89 min. Ação/ Drama. Dirigido por Don Siegel. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: