sábado, 4 de junho de 2011

Especiais sobre cinema

.


Filme retrata estratégia para escapar das jaulas de Alcatraz

* Por Felipe Brida

Fugir das celas de Alcatraz, uma prisão de segurança máxima localizada no meio da ilha homônima, na Califórnia, Estados Unidos, era uma missão quase impossível, por conta da localização e da cerca eletrificada. Porém, três bandidos – o ladrão de bancos Frank Morris (Clint Eastwood) e os irmãos John (Fred Ward) e Clarence Anglin (Jack Thibeau) – traçaram a estratégia que balançou o sistema prisional no mundo todo.
Produzido em 1979 e baseado em fatos reais relatados no livro de mesmo nome, de J. Campbell Bruce, Fuga de Alcatraz retrata a forma como o trio escapou do presídio federal em julho de 1962. Eles arquitetaram o plano durante as refeições e cada um, em sua cela, na calada da noite, teve a árdua tarefa de cavar túneis com cortadores de unha e colheres.
Em uma noite fria, os detentos saíram das celas como ratos, percorreram as tubulações, pularam os muros e ganharam a liberdade. Porém, depois disso, nunca mais se soube do paradeiro deles. Acredita-se que morreram afogados, apesar das inúmeras buscas pelo Oceano Pacífico não terem trazido nenhuma pista.
Rodado no interior de Alcatraz, é o melhor trabalho cinematográfico sobre essa prisão, conhecida mundialmente por ter abrigado alguns dos bandidos mais perigosos da história. O filme mistura ação e drama em um thriller empolgante, dirigido por Don Siegel – a quinta e última produção dele com seu ator preferido, Clint Eastwood, muito bem no papel do protagonista –, e com música do compositor de cinema Jerry Fielding.

Sobre Alcatraz

Localizado em uma ilha na baía de São Francisco, Alcatraz foi base militar entre 1850 e 1930, antes de se tornar o presídio de segurança máxima mais famoso do mundo. Com a aquisição pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em 1933, o local foi transformado na fortaleza de rocha maciça.
Entre seus presos ilustres estiveram o gângster Al Capone e o assassino Robert Stroud, que, encarcerado, dedicou-se ao estudo de aves criadas por ele na cela. Sua biografia rendeu outro ótimo filme, O Homem de Alcatraz, de 1962, com Burt Lancaster no papel-título.
Alcatraz existiu por 29 anos e foi fechado em 1963, menos de um ano após a fuga de Frank Morris (foto - à direita, Morris, e ao lado o ator Clint Eastwood) e dos irmãos Anglin. O motivo alegado na época, pelo governo, foi o alto custo para manutenção. Desde 1986, é um ponto turístico operado pelo National Park Service, que leva os visitantes a passeios pelas estruturas da antiga prisão, com vistas para a cidade de São Francisco.

Ficha técnica

Título original: Escape from Alcatraz
Título em português: Fuga de Alcatraz
País/Ano: Estados Unidos, 1979
Gênero: Ação/ Drama
Duração: 112 minutos
Direção: Don Siegel
Distribuição em DVD no Brasil: Paramount Pictures

* Publicado na coluna "Cine na Intra", no site do Senac São Paulo (http://www.sp.senac.br/), em 31 de maio de 2011

Nenhum comentário: