segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cine lançamento

.
Mãos talentosas

Biografia do renomado neurocirurgião Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), que revolucionou a área médica nos Estados Unidos nos anos 80. Negro, nascido em uma família pobre de Detroit, formou-se com méritos na Universidade de Yale e ficou mundialmente conhecido pela pioneira cirurgia de separação de gêmeos siameses.

Feito para TV, o drama “Mãos talentosas” é a adaptação da autobiografia homônima do neurocirurgião, pesquisador e psicólogo Benjamin Carson (hoje com 59 anos de idade), premiado no mundo inteiro pela importante contribuição desenvolvida para a Medicina.
O filme narra, com usual narrativa de biografias, a vida desse médico, desde a infância humilde e a dificuldade nos estudos (era o pior aluno da classe) até a graduação nas duas maiores universidades norte-americanas, de Michigan e de Yale, onde cursou Medicina e Psicologia. Especializado em cirurgias de separação de siameses, costumava realizar operações gratuitas e dedicou-se à filantropia. Portanto, uma incrível personalidade da área da saúde do nosso tempo.
Acima de uma fita sobre superação, é um belo trabalho sobre um cidadão simples e desafiador, que quebrou barreiras (um negro que obteve as melhores notas na faculdade) e alcançou o projeto de vida tão sonhado; para exemplificar a capacidade desse homem, aos 31 anos virou chefe dos residentes em neurocirurgia no hospital Johns Hopkins, em Baltimore, onde hoje coordena o departamento de neurocirurgia pediátrica.
O ator premiado com o Oscar Cuba Gooding Jr. dá vida a Dr. Carson, numa interpretação coerente e humana, que tanto no aspecto físico quanto nos trejeitos e na fala mansa lembra o personagem real.
Em seu livro, “Gifted hands”, Carson afirma que a religiosidade e a fé em Deus fizeram-no adquirir as tais mãos talentosas para poder operar com coordenação e delicadeza.
Em 2009 o drama recebeu quatro indicações ao Emmy, e participou ainda de diversos festivais de cinema. Procure conhecer essa boa história de vida. Por Felipe Brida

Título original: Gifted hands: The Ben Carson story
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Cuba Gooding Jr., Kimberly Elise, Ele Bardha
Direção: Thomas Carter
Gênero: Drama
Duração: 86 min
Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: