sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cine Lançamento

.
Ondine

O pescador Syracuse (Colin Farrell) vê sua vida ser transformada quando encontra na rede de pesca uma misteriosa jovem, Ondine (Alicja Bachleda). Na comunidade pesqueira onde mora, todos acreditam ser ela uma ninfa do mar, um ser folclórico que habita o imaginário daquelas pessoas. Syracuse passa a ter um relacionamento com Ondine, e ao mesmo tempo procura explicações sobre o real aparecimento da jovem.

O aclamado cineasta irlandês Neil Jordan, vencedor do Oscar por “Traídos pelo desejo” (1992), dirige esse bonito conto-de-fadas moderno, com roteiro original escrito por ele mesmo. Na verdade “Ondine” é um drama romântico que não nega a antiga lenda de Ondine, retratada pela literatura alemã no século XIX, que fala sobre a ninfa do mar que amaldiçoa o marido infiel. Anos mais tarde, na Inglaterra, escritores beberam na fonte para perpetuar o mito sobre os espíritos do mar, chamados de “Undines”, espécie de sereias que encantam os pescadores.
Bom, nessa versão rodada na Irlanda e co-produzida nos EUA, um modesto pescador (interpretado por Colin Farrell, que está bem de cabelos compridos, com menos pinta de canastrão do que de costume), ao recolher sua rede de pesca, depara-se com uma garota, suposta sobrevivente de um naufrágio. Ele passa a cuidar da jovem, apaixona-se por essa “sereia” (no filme dão o nome de “Selke”, uma ninfa) e ambos iniciam um relacionamento. Ao mesmo tempo em que a história amorosa do casal se sacramenta, o personagem central investiga a procedência daquela garota, que nunca sabemos se é humana ou não. Será ela um ser mitológico ou alucinação coletiva da comunidade onde a menina passa a morar? Só no final a revelação. Aliás, o desfalque está na conclusão, que não é tão criativa como o filme demonstra ser até os minutos finais. Acredito que irá pegar muita gente de surpresa e decepcionar os mais românticos.
Pela sua leveza perceptível, como se fosse uma pintura em movimento, super delicada, e a fotografia bem cuidada das regiões portuárias da Irlanda, vale a locação. Em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Ondine
País/Ano: Irlanda/EUA, 2009
Elenco: Colin Farrell, Alicja Bachleda, Stephen Rea, Dervla Kirwan, Tony Curran, Alison Barry
Direção: Neil Jordan
Gênero: Drama/Romance
Duração: 103 min
Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário: