sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cine Lançamento

.
Nosso lar

O médico André Luiz (Renato Prieto) encontra-se desacordado e não sabe se está vivo ou morto. Vagando por um lugar escuro e desconhecido, depara-se com pessoas atormentadas, que sofrem por algum motivo. Descobre então que está de passagem pelo umbral (purgatório). Dias depois, é conduzido por um grupo de espíritos de luz para “Nosso Lar”, cidade onde irá adquirir ensinamentos que não aprendeu na vida terrena.

Adaptado da obra homônima psicografada pelo médium Chico Xavier em 1944, atribuída ao espírito André Luiz, “Nosso lar” é o filme mais caro produzido no Brasil. Com orçamento de R$ 20 milhões, a superprodução foi sucesso imediato de público, levando mais de quatro milhões de espectadores aos cinemas. Um feito raro por aqui, e que alcançou projeção fora do país – a fita teve distribuição garantida nos Estados Unidos e em países sul-americanos no final do ano passado.
Também foi um dos filmes mais comentados de 2010, juntamente com “Tropa de elite 2”. Agora, em se tratando de cinema, “Nosso lar” não passa de um bê-a-bá do Espiritismo. É um drama espiritualista, que veio na onda de “Chico Xavier” (bem superior que “Nosso lar”, este obteve grande bilheteria também e é uma biografia digna e muito humana do notório médium brasileiro), com esplêndida direção de arte que tenta recriar a tal cidade dos espíritos de luz.
Por mais que tente angariar fiéis de outras religiões, apenas os seguidores do Espiritismo ficarão familiarizados com as referências dessa ficção. Obviamente que não é um filme neutro; prega-se a doutrina espírita como ideologia, e todos os ensinamentos kardecistas estão presentes na obra cinematográfica – reencarnação, comunicação com os falecidos etc. Já começando pelo Nosso Lar, terra de tranqüilidade e paz, simbolizada pela cor branca e pelos campos verdes (imagem estereotipada do céu). Os espíritos que ali residem são altruístas, intelectuais e tecnologicamente mais avançados que os “vivos” – utilizam computadores potentes e carros voadores, por exemplo. Estão lá para orientar os novos moradores, que acabaram de desencarnar. Um deles é André Luiz, médico que passa por uma série de provações a fim de aprender a ser igual a eles. Primeiro tem de aceitar a morte do corpo, e só assim poderá se equivaler ao restante do grupo. Ao mesmo tempo, ele tentará entender sua antiga vida na terra, e também como confortar a família enlutada.
É uma fita com lições para confortar os ânimos, mas sempre com aquela sensação de que é idealizado demais, tudo muito pacífico, contemplativo – o livro, assim como o filme, vem de um ponto-de-vista do outro plano após a morte, conforme acreditava Chico Xavier.
No elenco, temos o bom Renato Prieto no papel do médico, um ator de meia-idade, porém novato no cinema, participação de atores globais, como Othon Bastos, Chica Xavier, Ana Rosa, Werner Schunemann e Lu Grimaldi, e de atrizes sumidas das telas, como Selma Egrei e Aracy Cardoso.
“Nosso lar” tem seus méritos por cativar um público imenso e de ser uma produção nacional que movimentou a bilheteria dentro do país (grande façanha). Causa curiosidade, porém é uma experiência para um grupo específico de pessoas. É como escrevi certa vez sobre “Chico Xavier”: a indústria de cinema no Brasil achou um trunfo recente (filmes espiritualistas), uma verdadeira mina de ouro que vem dando certo porque atende os anseios de boa parcela da população, os ligados à doutrina espírita (que em nosso país tem um número infinito de adeptos). Lançado em DVD pela Fox. Por Felipe Brida

Título original: Nosso lar
País/Ano: Brasil, 2010
Elenco: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosane Mulholland, Othon Bastos, Chica Xavier, Ana Rosa, Werner Schunemann, Lu Grimaldi, Selma Egrei, Aracy Cardoso, Paulo Goulart Filho
Direção: Wagner de Assis
Gênero: Drama
Duração: 102 min
Distribuição: Fox Film do Brasil

Um comentário:

Tiaguera disse...

Ótima dica!
Está na minha lista!
Obrigado...