terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cine Lançamento

.
Henrique IV – O grande rei da França

França, 1563. O país está dividido com a luta entre católicos e protestantes pela disputa de terras e poder. Henrique de Navarra (Julien Boisselier), líder dos huguenotes (protestantes), reúne seus homens contra o poderio da rainha da França, a católica Catarina de Médici. Esta, por sua vez, oferece a mão da filha, Margot, para Henrique, a fim de decretar a paz no território unindo as duas religiões. Só que a tentativa de casamento acaba em mortes, no fatídico “Dia de São Bartolomeu”. Preso, Henrique fica na cadeia por quatro anos; quando é libertado, torna-se rei Henrique IV de Bourbon, apelidado de “O grande rei da França”, iniciando uma série de medidas para reconciliar as religiões e promover a paz no país.

Adaptado do famoso romance de Heinrich Mann, a produção franco-germânica retrata a saga do rei Henrique IV quando, antes de assumir o trono, liderou os huguenotes contra o domínio dos católicos, que tinha à frente a própria rainha da época, Catarina de Médici. Período turbulento, de crise política, instabilidade social e, acima de tudo, confrontos religiosos que sempre terminavam em banhos de sangue. E o filme tenta reconstruir, mesmo que sem brilho e um tanto quanto arrastado, a fase da família Bourbon no poder da França.
Há poucos registros da vida de Henrique IV levada às telas (“A rainha Margot”, de 1994, é a melhor das versões sobre a figura desse imponente e lendário rei). Por falta de opções, essa nova fita européia tem então seu valor artístico.
Conhecemos aqui um personagem de extremos, cujo comportamento oscilava entre a razão e a explosão. Ousou ao dar os primeiros passos para reconciliar as duas religiões dominantes (mesmo apontado como traidor, com os trâmites de se converter para o lado oposto, o dos católicos), entrando para a história como o rei mais popular da França – e responsável pela pacificação.
Cheio de personagens paralelos que não são desenvolvidos e diálogos cansativos, traz cenas de batalha fracas, sem emoção. Vale um aviso: exige-se certo conhecimento de História para acompanhar o enredo.
Dirigido pelo alemão Jo Baier, o mesmo do telefilme “Operação Valquíria” (2004), que originou cinco anos depois o filme homônimo norte-americano, “Henrique IV” sai direto em DVD pela Paramount Pictures, em versão reduzida daquela lançada na Europa, com sete minutos a menos. Por Felipe Brida

Título original: Henry 4/ Henry of Navarra
País/Ano: Alemanha/ França/ Espanha, 2010
Elenco: Julien Boisselier, Armelle Deutsch, Hannelore Hoger, Joachim Król, Andreas Schmidt
Direção: Jo Baier
Gênero: Drama
Duração: 148 min.
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: